Cruz Machado realiza Encontro de Produtores de Leite

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Cruz Machado).
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Cruz Machado).

Nesta quarta-feira, 6, aconteceu o Encontro de Produtores de Leite de Cruz Machado no Salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus. O evento é uma parceria realizada entre a Secretaria da Agricultura do município, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e empresas parceiras.

O encontro tratou dos desafios na atividade leiteira, cenários do mercado e qualidade do leite e, principalmente, das IN 76 e IN77 que tratam das regras para a produção de leite.

O prefeito municipal Euclides Pasa ressaltou a importância do setor leiteiro para o município, que possui 175 produtores de leite.

Segundo Osmar Chipanski, técnico agrícola da Emater, os produtores precisam se adaptar as novas regras e exigências das IN 76 e IN 77 para continuar vendendo leite e tendo renda.

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Já na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

O secretário municipal da Agricultura, Valdir Fernando Ostrowski, citou a reestruturação da secretaria de agricultura do município, com a aquisição de novos veículos para atender o Programa de Inseminação Artificial e do Ultrassom Veterinário para melhor diagnosticar a gestação das matrizes leiteiras.

Chipanski ressaltou que este evento faz parte do Projeto da Emater chamado Leite Competitivo Sul-cantu, de assistência técnica continuada e extensiva aos produtores de leite, presente em 28 municípios produtores de leite. Com mais de 30 técnicos, o projeto tem foco no aumento da produtividade do rebanho, produção de pastagens, forragens, rentabilidade das propriedades e principalmente a qualidade do leite.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta