Encontro regional HF coloca as mulheres como protagonistas

Evento será no dia 5 de setembro, em Porto União

·
Atualizado há 5 anos

Hortifruti-encontro-regionalDos quase 300 mil moradores do Território Vale do Iguaçu (veja mais no quadro), 60% está na área rural. E desse grupo, se destaca a presença da mulher. Mãe, dona de casa e esposa, no campo ela compartilha também o trabalho da criação dos animais e, com uma pitada especial de dedicação, da olericultura (hortaliças e frutas) que apenas em 2018, se destacou com uma produção de mais de R$ 148 mil. Com delicadeza, é ela, a mulher, quem bota a semente na terra, quem conversa com a plantinha, quem a colhe com afeto.

A mulher, como personagem de destaque no campo, é o fomento do primeiro Encontro Regional de Mulher HF (hortifrutigranjeiros). O evento acontece no dia 5 de setembro, no Clube Aliança, em Porto União. A expectativa da organização é de que mais de 120 mulheres participem da edição que, entre outros temas, explora assuntos mais pessoais, como a prevenção do câncer de pele e o cooperativismo feminino.

“A ideia é fazer com que as mulheres se sintam valorizadas no campo e neste momento, fazer com que elas negociem os produtos também, que ela tem o poder para isso também, não apenas o homem”, antecipa uma das organizadoras do evento, Ângela Horbatiuk. O evento é uma iniciativa da equipe do gabinete do prefeito Santin Roveda com a Emater e a Cresol.

Podem participar do evento, mulheres que moram em uma das cidades que compõe o Território. “São mais de 120, a nossa previsão, inclusive mulheres de Porto União, onde o evento será realizado”, explica.

Cidades do território

Compõe a área as cidades de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São João do Triunfo, São Mateus do Sul e União da Vitória.

 

Serviço
  • O quê – Encontro Regional de Mulheres HF
  • Onde – Clube Aliança, em Porto União
  • Quando – Dia 5 de setembro
  • Inscrições – Presenciais. Elas podem ser feitas nas secretarias de Agricultura de cada município ou nos escritórios da Emater