Epagri capacita agricultores sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Nesta quinta-feira, 11, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União promoveu reunião sobre Sistema de Plantio Direto de Hortaliças- SPDH para as culturas de Cebola e Mandioquinha Salsa. O evento contou com a presença de 14 agricultores e foi realizado na propriedade de José Moacir e Silvia Tomaszewski, na comunidade de Maquinista Molina.

Na primeira atividade Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, expos aos presentes as bases do Sistema de Plantio direto de Hortaliças, que além do não revolvimento do solo, visa a promoção da saúde plantas, uso de adubações verdes e nutrição adequada para o cultivo.

20190412-epagri-capacitacao (2)

Em seguida foi apresentado o Sistema de Plantio Direto de Cebola, principalmente os pontos de correção do solo, uso de aveia preta como adubação verde, preparo da muda e transplante, bem como proposta de adubação de cobertura parcelada de acordo com o desenvolvimento e sinais de plantas.

Por último a família Tomaszewski apresentou sua experiência com o Sistema de Plantio Direto de Mandioquinha Salsa, também conhecida popularmente como batata-salsa, como o uso de murchões com adubação verde aveia preta, uso de mudas pré-enraizadas, o manejo das plantas espontâneas, uso das adubações parceladas, e a diferença entre as cultivares de mandioquinha salsa.

Eles ressaltaram que como são produtores orgânicos, a maior vantagem foi no controle de espontâneas, que num sistema sem uso de adubação verde demandava uma grande quantidade de capinas, o que diminui drasticamente com o SPDH.