Epagri continua capacitação de jovens apicultores de Porto União

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Nesta quarta-feira, 11, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União deu continuidade as capacitações de jovens apicultores de Porto União. O grupo se reuniu no apiário de Marcus Ludwig, jovem apicultor da comunidade de São Martinho, com o objetivo de discutir troca de cera e controle de enxameação.

O primeiro momento da tarde, Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, trabalho com os presentes a importância da troca da cera, como estratégia para melhorar a produção de mel, devido a essa prática possibilitar abelhas operárias de maior tamanho, controle de enxameação, e manter a saúde na colmeia. Realizou-se a prática de colocação da cera alveolada nos quadros de ninho, passando detalhes que de posição, colocação, tamanho e outros aspectos importantes para o sucesso desse manejo.

epagri-apicultores-portouniao (2)

Logo após, os apicultores foram ao apiário da família Ludiwg, sendo que Danilo Sagaz, responsável na Epagri do Planalto Norte pela apicultura, conduziu a prática de avaliação de quadros para troca destes por novos com cera alveolada. Também se trabalhou o manejo para controle de enxameação, onde três pontos devem ser observados: troca de cera, idade da abelha rainha e espaço dentro da colmeia.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta