Epagri inicia capacitação de jovens apicultores em Porto União

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Divulgação/Assessoria/Epagri)
(Foto: Divulgação/Assessoria/Epagri)

No dia 23 de abril, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União iniciou capacitação de grupo de jovens apicultores das comunidades de Maratá e Bom Princípio. Estiveram presentes 7 jovens agricultores que estão iniciando suas criações de abelhas, sendo essa primeira reunião feita na propriedade e apiários da família Daubermann.

No início da atividade, Danilo Sagaz, engenheiro agrônomo responsável pela Apicultura na Epagri do Planalto Norte, expôs aos presentes a realidade atual e perspectivas da criação apícola, como também os diversos aspectos que são importantes para a atividade, como floradas, manejos, genética, sanidade e equipamentos. Foi reforçado juntos aos apicultores que como qualquer criação animal a apicultura depende muito de um trabalho constante do apicultor, que não pode ser apenas o de fazer a colheita de mel.

Após isso, os presentes foram ao apiário da família Daubermann para ver questões como localização do apiário, posicionamento das colmeias; como também iniciar os manejos de outono e inverno, como redução da entrada das colmeias, verificação das abelhas e reservas de mel, e coleta de abelhas para monitoramento de varroa.

Por último, Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, expos aos presentes a varroa, acaro parasita de abelhas, que pode levar a perdas de produção, bem como mortalidade de abelhas. Foi feito a contagem das varroas coletadas no apiário, e trabalhado os métodos de controle que podem ser utilizados. O grupo se reunirá na comunidade do Bom Principio em junho para reunião sobre alimentação suplementar de abelhas.

(Foto: Divulgação/Assessoria/Epagri)
(Foto: Divulgação/Assessoria/Epagri)
(Foto: Divulgação/Assessoria/Epagri)
(Foto: Divulgação/Assessoria/Epagri)