Epagri promove reunião sobre variedades de uva e espécies frutíferas

DSC08919
(Foto: Assessoria).

No dia 6 de abril, no salão da igreja católica da comunidade do km 13, Porto União, 25 agricultores familiares participaram de reunião técnica sobre fruticultura promovida pela Epagri – Escritório Municipal de Porto União.

A reunião foi conduzida pelo extensionista rural Janio Seccon, responsável pela fruticultura da Epagri no Planalto Norte. Em um primeiro momento foi exposto todas as espécies com potencial para o município como amora, ameixa, pêssego, pera, maçã, laranja, tangerina e uva. Na conversa foi exposto as oportunidades e desafios de cada espécie, valor de venda e custos de produção.

Como Porto União tem a maior área e produção de uvas da região foi abordado o tema de variedades de uva mais adequadas ao município. Nas uvas de dupla aptidão (suco/vinho e mesa) foi destacado a variedade Carmen, com características de resistência a doenças semelhantes a Bordô, porem como maior produção e maior quantidade de açucares. Também foi abordado variedades de uva de mesa, sendo uma oportunidade para o agricultor pelo seu maior preço de venda. Durante essa discussão de variedades foi enfatizado aos presentes a importância do uso de cobertura plástica no parreiral, visando diminuir a aplicação de produtos fitossanitários, bem como garantir a produção e melhorar a qualidade da uva.

As atividades de capacitação de agricultores em fruticultura pela Epagri prosseguem nesse ano, sendo que em junho será realizado uma oficina sobre cultivo protegido de uva, na propriedade de Alcir Freisleben, na comunidade do km 13, e em agosto seminário sobre uva em Canoinhas.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta