Epagri promoveu dia de campo sobre cultivo de videira no km 13 em Porto União

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

No dia 24 de janeiro, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União realizou dia de campo sobre cultivo de videira orgânica em sistema protegido. O evento contou com a participação de 40 agricultores e técnicos da região, e ocorreu na propriedade de Alcir e Eliane Freisleben, na comunidade do km 13, em Porto União. Essa propriedade é uma Unidade de Referência Tecnológica de produção de uva orgânica da região, sendo trabalhada pela Epagri desde 2014.

O primeiro momento do dia de campo foi sobre manejo de solos na cultura da videira, onde o engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União Guilherme Gonçalves, expos aos presentes a importância de uma correta implantação da videira, uso de adubações verdes, manejo de plantas espontâneas, adubação em cultivo convencional e orgânico.

Na sequência Janio Seccon, engenheiro agrônomo da Epagri, responsável pela fruticultura no Planalto Norte Catarinense, abordou o Declínio e Morte das Videira, principalmente as doenças tanto de solo como de parte aérea que podem levar a mortalidade das plantas. Foi enfatizado da importância do correto manejo da videira e do solo, e simples atitudes como limpeza dos instrumentos de poda, que levam a uma menor incidência dessas doenças no parreiral.

Por último, a família Freisleben conduziu os presentes ao parreiral para apresentação e avaliação de algumas cultivares em produção orgânica protegida, como as já tradicionais Niágara Branca e Rosada, e as variedades Isabel Precoce, BRS Magna e BRS Violeta. Em cada cultivar foi apresentado as características da planta, tipo de poda usada, peso de cacho, produção por planta, quantidade de açúcar, e manejos utilizados em cada variedade.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta