Epagri realiza dia de campo sobre apicultura

·
Atualizado há 5 anos

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

Nesta quinta-feira, 28, a Epagri – Escritório Municipal de Porto União realizou dia de campo sobre apicultura na comunidade de Maquinista Molina. 25 apicultores de Porto União e Matos Costa participaram da atividade, que foi promovida com a parceira do grupo de apicultores Molimel, sendo o local de realização a unidade de beneficiamento de mel do grupo.

A primeira atividade foi uma palestra sobre melhoramento genético apícola, com Tania Schafaschek, pesquisadora da Epagri – Estação Experimental de Videira. Foram abordados os parâmetros técnicos que estão sendo utilizado pelo programa de melhoramento genético a Epagri, sendo apresentados os resultados de produção e sanidade dessa linhagem. Foi ainda discutido a questão de épocas mais adequadas a introdução de princesas e rainhas, bem como, o manejo que essas colmeias devem receber.

epagri-portouniao-apicultura-2

Após o almoço os presentes foram a um apiário próximo para discussão e demonstração do manejo de outono. Essa atividade foi comandada por Danilo Sagaz, extensionista da Epagri responsável pela Apicultura no Planalto Norte. Foram trabalhados o que deve ser observado pelo apicultor nessa época do ano, como quantidade de reserva de mel e pólen, postura e quantidade de abelhas; e os manejos de redução de alvado e colocação de entre tampa.

Por último, o extensionista da Epagri de Porto União, Guilherme Gonçalves, tratou com os apicultores sobre uso de anotações das condições das colmeias e apiários. O uso de cadernos de campo ou fichas foi destacado, pois apenas com o histórico de cada colmeia o apicultor pode tomar diversas decisões, tanto na parte de manejo, alimentação suplementar, tratamentos sanitários, melhoramento genético e produção apícola.