Epagri realiza encontro sobre poda de uva e pêssego

·
Atualizado há 5 anos

26 agricultores de Porto União participaram do encontro (Fotos: Assessoria/Epagri).
26 agricultores de Porto União participaram do encontro (Fotos: Assessoria/Epagri).

Na última quinta-feira, 27, a Epagri de Porto União realizou uma reunião com demonstração sobre tratamento e poda de inverno de uva, e poda de regeneração de pêssego. No evento, estiveram presentes 26 agricultores do município, no pomar de Alcir e Eliane Freisleben, na comunidade do km 13. A propriedade é referência de produção de uva orgânica em cultivo protegido, com parceria da Epagri e Ministério da Agricultura.

Guilherme Gonçalves, engenheiro agrônomo da Epagri de Porto União, conduziu a primeira parte do evento, que mostrou a importância da calda sulfocálcica como tratamento de inverno na uva. Segundo ele, esse é o melhor método no controle de líquens no tronco e ramos das plantas, um dos principais problemas nas videiras da região, devido a alta umidade relativa do ar.

 

Na segunda parte da reunião, Janio Seccon, engenheiro agrônomo da Epagri e responsável pela fruticultura no Planalto Norte de Santa Catarina, demonstrou dois tipos de poda de videira, a curta e a mista, que diferem de uso, de acordo com a uva.

epagri-uva-pessego2

Por último, foi realizada uma poda de regeneração de pêssego, cultivo comum nos pomares domésticos do município, mas que muitas vezes, não é conduzido de forma adequada. Além disso, foi ressaltada a questão da luz para a planta, e as características desejadas para um pêssego.