Epagri reúne apicultores para capacitação sobre manejo produtivo das colmeias

(Fotos: Divulgação/Epagri).
(Fotos: Divulgação/Epagri).

Na quinta-feira, 8, a Epagri de Porto União promoveu uma reunião com apicultores do município para capacitá-los em manejo das colmeias para o período da safra do mel floral.

A atividade contou com a participação de 18 apicultores, e foi realizado na propriedade da família Plesczak, na comunidade de Santa Maria, em Porto União.

O engenheiro agrônomo responsável pela Epagri do município, Guilherme Gonçalves, iniciou o encontro discutindo os métodos de substituição de abelha rainha, prática essa que é trabalhada por alguns apicultores do município, para melhorar a produtividade das colmeias.

 

Em seguida, os apicultores se dirigiram ao apiário da família Plesczak, onde Danilo Sagaz, responsável pela apicultora na Epagri do Planalto Norte, conduziu práticas de troca de padrão de colmeia e união de enxames. Essas práticas, embora presentes no cotidiano dos apicultores, ainda levantam algumas dúvidas e são fundamentais para que possa fazer manejos produtivos visando um maior rendimento econômico por colmeia e apiário.

As capacitações técnicas com os apicultores da comunidade de Santa Maria e região estão sendo desenvolvidas desde o primeiro semestre de 2017, em parceira da Epagri, apicultores, comunidade e grupo Molimel.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta