Epagri reúne municípios da região para Seminário de Turismo Rural na Agricultura

seminXXrio-sdrcanoinhas-agricultura
(Foto: Assessoria).

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Canoinhas realizou durante todo dia dessa quarta-feira (14), em seu Centro de Treinamentos de Canoinhas (Cetrecan), o Seminário Regional de Turismo Rural na Agricultura Familiar do Planalto Norte Catarinense.

O objetivo do encontro foi reunir os municípios e diversos representantes da sociedade civil para dar continuidade ao planejamento de ações para o desenvolvimento do turismo rural junto às propriedades agrícolas familiares.

Participaram do seminário o secretário regional Ricardo Pereira Martin; gerente regional da Epagri, Donato Noenberg; representante da gerência estadual da Epagri; diretor de Turismo, Marcelo Tokarski, no ato representando prefeito de Canoinhas, Beto Faria; representante da Associação Canoinhense de Turismo Rural (Acatur), Anne Scultetus Tokarski; coordenador regional da Fatma, Ivo Dolisnki, além de secretário municipais de agricultura, vereadores e extensionistas da Epagri de toda região do Planalto Norte Catarinense.

Secretário regional destacou o potencial turístico e a riqueza cultural de toda região. “O governador Raimundo Colombo sempre enfatiza que as boas ideias devem surgir de pequenas ações pensadas e planejadas. Nossa região é muito rica culturalmente e nós temos que fazer algo para nosso turismo rural, e temos capacidade de sobra para isso”, frisou Martin.

Daniel Uba enfatizou que a região tem uma aptidão turística muito forte, mas que para as ações realmente acontecerem e terem continuidade, devem estar dentro da lei. “Nossos municípios querem e estão se organizando para que se despertem seus potenciais, e esse seminário vem ao encontro das necessidades da região, para discutir e achar soluções”.

Durante a manhã o Seminário contou com a palestra da extensionista da Epagri de Urubici, Cláudia Maria Schmitz; também teve orientações para produção e comercialização de produtos alimentícios, com Luiz Anselmo Chagas, da Vigilância Sanitária de Canoinhas; além de debate com os presentes sobre as implicações da vigilância sanitária do Turismo Rural na Agricultura Familiar.

Durante a tarde ocorreram palestras com o diretor de Turismo da Canoinhas, Marcelo Tokarski, que falou sobre a importância da roteirização para sustentabilidade de destinos turísticos; palestra com Alvanir Pacheco, do Projeto Ciclo Turismo de Canoinhas , falando sobre a erva-mate e as possibilidades de contribuição para o Turismo Rural; palestra com Maria da Luz Cordeiro e Alex Caitan Skolaude, extensionistas da Epagri Irineópolis, falando sobre a experiência da Rota “Flores e Sabores”; em seguida a professora Evelise Zerger, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Canoinhas, falou sobre as relações humanas e o desenvolvimento do turismo no espaço rural.

Ao final do encontro foram resgatadas as discussões do Seminário de 2014, feita avaliação do encontro e encaminhamentos para as próximas ações, focando no desenvolvimento do Turismo Rural na região.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta