Ouro Verde é tema de encontro em Bituruna

Bituruna recebeu nesta quarta-feira, 13, o evento “Mate Talks” voltando em especial para produtores de erva mate, empresários ligados a cadeia produtiva e gestores públicos. O bate papo traçou metas e acompanhou ideias sobre o produto que é conhecido como “ouro verde”.

Para o presidente da Associação Biturunense da Erva Mate, Naldo Hiraki Vaz, a oportunidade é única e visa fortalecer o setor através da cooperação de todos.

Como o nome do evento já diz: talk mate – conversar sobre a erva mate. Um dos convidados foi Fabricio do Canto – da Meta Mate Berlim. Ele é empresário e há muitos anos exporta a erva mate paranaense para a Alemanha e outros países. Na visita à Bituruna, a curiosidade em conhecer a “melhor erva mate do mundo”, a nossa erva mate. Afinal, ela tem diferencial, é sombreada e menos amarga que a erva Argentina.

Fabricio busca agora, parcerias para exportar o produto do Vale do Iguaçu. Além do empresário que é brasileiro e mora na Alemanha, um outro empresário do Paraguai também participou do encontro.

O secretário de agricultura do Paraná Norberto Ortigara também foi convidado e disse que o governo do estado vai tentar ajudar os agricultores familiares com o cultivo e manejo da erva. A Emater – Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Rural, foi uma das organizadoras do evento. Para Cleacir Dallagnol – gerente da Emater regional o incentivo por parte da empresa já existe, no que diz respeito a assistência para o cultivo, agora é hora de buscar outras parcerias.

Ainda estiveram por lá, o deputado Hussein Bakri, prefeitos da região, produtores de erva entre outros.

O evento foi encerrado com um mate break com exposição e degustação de produtos à base de erva mate.

Fotos: Jaqueline Castaldon/Portal Vvale

 

 

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta