
Há uma semana o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais de 2015 acontecia na capital paranaense. De União da Vitória estivem presentes representantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus da cidade. Na ocasião o presidente Ágide Meneguette do sistema FAEP-SENAR/PR, o presidente Edson Luiz Campagnolo do SEBRAE/PR, o presidente Ademir Mueller da FETAEP e o professor Xico Graziano palestraram sobre “Como está o País e para onde ele vai”.
Para um dos envolvidos no projeto de piscicultura local, Osni Schroh, a participação do grupo no encontro em Curitiba só foi possível devido à realização de cursos do SENAR/PR (Trabalhador na Piscicultura – sistemas de cultivo, oratória, inclusão digital) aplicados na piscicultura e na Universidade, através de Eli Gregório da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de General Carneiro (ACIAG).
Estrutura local
O centro de piscicultura da Unespar fica na BR-153 e vem produzindo alevinos desde 2008. Atualmente sob coordenação do professor Paulo Sergio Meira Rocha (colegiado de Geografia) também possibilita o desenvolvimento de cursos para aperfeiçoamento da piscicultura. Junto ao centro, ainda neste ano, sob coordenação da professora Deise Borchhardt (colegiado de Química) teve início um laboratório de análises de água. O laboratório tem como objetivo determinar a qualidade da água em amostras da região de União da Vitória realizando ensaios físico-químicos e microbiológicos em água ”in natura” e tratada destinada ao consumo humano, bem como algumas análises destinadas à piscicultura, realizando também ao público.
“Os cursos ofertados pelo SENAR/PR vêm ao encontro com as necessidades da região, proporcionando o desenvolvimento do ramo da piscicultura gerando renda e qualidade de vida”, comenta Schroh.
Para o próximo ano serão disponibilizados alguns cursos, todos gratuitos e com certificado. Para saber mais, acesse: www.sistemafaep.org.br.