Prefeito: Cruz Machado entre os maiores produtores de feijão preto do Brasil

A afirmativa veio em entrevista nesta manhã, 9, na 10ª edição da Festa Nacional da Costela

·
Atualizado há 7 anos

Em entrevista para a Central Brasileira de Notícias (CBN) Vale do Iguaçu – 106,5, na manhã deste sábado, 8, para o programa CBN Linha Aberta, durante a 10ª edição da Festa Nacional da Costelao Prefeito de Cruz Machado, Euclides Pasa (Bibi),  afirmou que a cidade vizinha está sim entre os maiores produtores de feijão preto do Brasil na safra 2016.

A informação foi compartilhada com base em relatórios apresentados pela Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), escritório de União da Vitória. Além de Cruz Machado, também no Paraná, destacam-se na produção desta cultura as cidades de Prudentópolis, Castro, Irati, Lapa, São Mateus do Sul, Reserva e Tibagi.

Cruz Machado possui em torno de 3 mil produtores de feijão preto, o que corresponde em 30% do que é produzido no País, na agricultura familiar.

Sistema de comercialização do feijão preto

O sistema de comercialização do feijão preto em Cruz Machado foi o tema da pesquisa desenvolvida pelos Engenheiros Agrônomos Eustáquio Pereira juntamente e Vânia Di Addario Guimarães, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).  A pesquisa ressalta que na agricultura do município de Cruz Machado, o feijão preto é um dos mais importantes porque é cultivado em quase todas as propriedades e responde por 60% da renda agrícola.

Foto: Jair Nunes