Prefeitura entrega botijões de sêmen para produtores rurais de Canoinhas

·
Atualizado há 9 anos

canoinhas-semem-distribuicao
(Foto: Assessoria).

Para incentivar o melhoramento da qualidade genética do rebanho e aumentar a produtividade nas propriedades rurais de Canoinhas a Prefeitura, por meio da da Secretaria de Desenvolvimento Rural, entregou na manhã de segunda-feira 19, dez botijões de sêmen para pecuaristas do município.  A entrega foi realizada na Associação dos Servidores Municipais de Canoinhas (Asemca), e contou com a presença de produtores, equipe técnica e autoridades.

O prefeito Beto Faria, enfatizou a importância do investimento que a prefeitura está realizando buscando incentivar a pecuária no município e destacou ainda o Programa Planorte Leite, desenvolvido em conjunto pelos municípios do Planalto Norte de Santa Catarina e que é referência para o Estado. “Este investimento fortalece ainda mais os nossos produtores, dando melhores condições para que eles diversifiquem sua produção e assim tenham mais renda”, disse o prefeito, que falou ainda sobre a união dos gestores dos municípios para o desenvolvimento do programa Planorte Leite. “Os prefeitos têm participado de diversas audiências para fortalecer o programa. Tivemos como resultado de uma dessas reuniões realizadas em Brasília, a sensibilização da bancada catarinense, que destinará emenda coletiva para o fortalecimento da atividade leiteira em Santa Catarina. Teremos aqui no Planalto Norte, aqui em Canoinhas, a produção de leite a pasto, mais sustentável e com mais qualidade”, destacou Faria.

No evento o secretário de desenvolvimento rural de Canoinhas, Joércio Mielke, explanou algumas das ações que a secretaria desenvolve no município, além de orientar os produtores sobre o manuseio dos botijões e informar sobre o processo de fertilização. Mielke também falou sobre as capacitações oferecidas pelo poder público, em conjunto com a Epagri, aos produtores responsáveis por fazer a inseminação, enaltecendo a importância do diálogo entre as associações de moradores das localidades, poder público e produtores, para o sucesso do programa, que possibilitará mais renda para as propriedades rurais.

Para esta primeira etapa de fornecimento de sêmen foram investidos mais de R$50 mil na aquisição de 300 doses da raça Jersey;450 da raça Holandesa Frizian e 150 doses da rala Kiwicross (Jersolando), todas oriundas da Nova Zelândia. Além dos dez botijões e das doses de sêmen, a prefeitura também adquiriu 952 litros de nitrogênio e equipamentos para a inseminação, entre eles 12 estojos plásticos, 12 aplicadores universais, 12 pinças de metal, 12 termômetros digitais, 24 pacotes de bainha IMV com 50 unidades. Os produtos adquiridos pelo poder público foram entregues às associações de moradores de cada região da área rural do município, proporcionando atendimento aos produtores das localidades de Sereia, Boa Vista, Cachoeira e Matão; Anta Gorda, Rio do Pinho, Santa Leocádia e Paula Pereira; Taunay, Marcílio Dias, Capão do Erval, Cerrito e Caraguatá; Salto da Água Verde, Forquilha, Água Verde e Piedade; Arroios, Laranjeiras, Palmital, Salseiro e Rio da Veada; além de Rio D’Áreia de Baixo, Entre Rios e Rio D’Areia do Meio.

O coordenador regional de pecuária da Epagri, e do programa Planorte Leite, Waldomiro Sudoski também participou do encontro e parabenizou a prefeitura pelo incentivo ao programa. “Canoinhas é a primeira prefeitura da região que está fechando a proposta final do Planorte Leite, que é a entrega dos botijões com sêmen da melhor genética para a produção de leite a base de pasto. Com certeza as outras prefeituras irão se inspirar nesse modelo para tornar o Planalto Norte uma referência genética para produção de leite a pasto”, disse Sudoski, que também falou aos produtores sobre o exemplo de Nova Zelândia, o maior exportador de produtos lácteos do mundo, que une genética, tecnologia e planejamento.

Para o Gerente da Epagri, Donato Noembeg, o incentivo representa um grande avanço para a pecuária canoinhense. “Estamos construindo algo diferente e por isso esse momento é tão especial, pois estamos acreditando nas propostas das entidades que têm o compromisso de levar o que tem de melhor aos produtores rurais”, disse Noemberg que também destacou a parceria entre a prefeitura e Epagri.

Também participaram do evento, o vice-prefeito Wilson Pereira e as equipes técnicas da Epagri, e da secretaria de Desenvolvimento Rural.