Produção orgânica da agricultura familiar vai beneficiar rede socioassistencial

·
Atualizado há 8 anos

saomateusdosul-agricultura-reuniao
(Foto: Assessoria).

O Secretário de Agricultura de São Mateus do Sul, Antônio Gilberto Volochen, recebeu nesta quinta, 17, na sala de reuniões da prefeitura de São Mateus do Sul, um grupo de vinte famílias e representantes da Cooperativa Terra Livre, para planejar a distribuição de alimentos orgânicos produzidos por essas famílias às entidades socioassistenciais do município.

O encontro consolida discussões que vem acontecendo desde o ano passado, quando a prefeitura sinalizou o interesse em repassar os alimentos dessas famílias às entidades do município. De lá pra cá, a Secretaria Municipal de Agricultura deu suporte técnico para as famílias na elaboração de projetos para a inclusão de cada uma no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

O resultado foi positivo: a partir deste ano, a compra de alimentos produzidos por essas famílias será viabilizada através do PAA, que além de fortalecer a produção dessas famílias, traz ganhos significativos para a rede de comercialização local e incentiva hábitos alimentares saudáveis.

“A grande vantagem com a inclusão dessas famílias no PAA é que a elas vão ter a previsão de renda durante o ano e a garantia de venda dos produtos, o que ajuda muito na organização da situação financeira dessas famílias e de sua produção”, comenta Beto Volochen.