Secretaria de Agricultura troca lixo reciclável por alimentos na EEcofeira

Segunda entrega da Ecofeira abrangeu mais 13 famílias

(Foto: Assessoria).
(Foto: Assessoria).

A Prefeitura de Bituruna iniciou este ano o projeto Ecofeira, que possibilita que lixo reciclável seja trocado por alimentos. A primeira troca no mês de outubro incluiu 17 famílias que, após participaram da capacitação e da prova do “Sei separar”, receberam o certificado de aptidão para participar do projeto. A segunda troca aconteceu neste mês de novembro e mais 13 famílias foram incluídas após participarem da capacitação. Foram entregues 80 kg de alimentos na primeira troca e agora foram mais 215 kg.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Fábio Cró, cada quilo de lixo trocado vale “Bituruneca” (moeda fictícia da Ecofeira) e três Biturunecas equivalem a um quilo de alimento. Entre os alimentos disponibilizados em novembro estavam mandioca, batata-doce, repolho, pão, conserva de pepino, feijão, fubá e farinha de biju. Os produtos são comprados de agricultores familiares locais com recursos livres da Secretaria de Agricultura (de acordo com a Lei nº 2.073/2019).  Os professores da Escola Bento Gonçalves, local onde acontece a troca, presentearam os participantes com um brinde natalino.

ecofeira-bituruna-agricultura

O projeto está sendo realizado no bairro São João e os interessados em participar podem inscrever-se para as capacitações na Secretaria de Agricultura, na Prefeitura de Bituruna, ou no 3553-8030. Qualquer pessoa pode participar e as trocas acontecerão sempre no bairro São João.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta