Nesta quinta-feira (24), os ex-governadores do Paraná, Cida Borghetti e Roberto Requião, participaram da 6ª Legislatura do Parlamento Universitário, iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná. O encontro reuniu deputados universitários e teve como objetivo promover o diálogo entre jovens estudantes e líderes políticos experientes.
Cida Borghetti destacou a relevância do Parlamento Universitário na formação de novas lideranças. “É uma alegria e uma honra estar neste plenário, que representa a Casa do Povo paranaense. Encontro aqui jovens comprometidos com o bem público e com o desejo de colaborar com a vida pública”, disse. Ela também ressaltou que, durante sua gestão na Assembleia, iniciou os trâmites para a criação da Escola do Legislativo, após visitar projetos semelhantes em outros estados.
A ex-governadora reforçou ainda a importância da política como ferramenta de transformação social. “O mundo é politizado. É fundamental entender a importância da boa política, do diálogo e da diplomacia”, afirmou.
No período da tarde, foi a vez de Roberto Requião conversar com os deputados universitários. O ex-governador destacou a importância de iniciativas que aproximem os jovens da realidade da gestão pública. “Eles escutaram algumas verdades sobre como realmente se dá a relação entre o governador, o processo eleitoral e o exercício do poder”, afirmou.
Requião relembrou momentos marcantes de sua trajetória no Executivo estadual e no Senado, abordando também temas como o pedágio no Paraná, a relação entre os poderes e a ausência de um projeto nacional de longo prazo. “O discurso muitas vezes não corresponde à prática. Precisamos discutir que país queremos e abandonar modelos que só beneficiam o mercado financeiro”, concluiu.

