Parlamento Universitário encerra 6ª edição com recorde de propostas

Evento contou com 127 proposições, 24 instituições e avanços na inclusão e comunicação

·
Atualizado há 7 meses

A 6ª Legislatura do Parlamento Universitário foi encerrada nesta sexta-feira (25) com números expressivos e novidades que marcaram a história da iniciativa. O evento reuniu 54 deputados universitários e seus suplentes, selecionados entre cerca de 1.200 inscritos de 24 instituições de ensino superior do Paraná — número 71% maior que o da edição anterior. Ao todo, foram debatidas 127 proposições ao longo dos sete dias de atividades, estabelecendo um novo recorde.

Das propostas, 123 eram projetos de lei, duas de lei complementar, uma emenda constitucional e um decreto legislativo. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) analisou a legalidade de 118 delas, enquanto as nove comissões temáticas emitiram 147 pareceres em 12 reuniões. No total, 107 propostas chegaram ao Plenário, sendo 97 aprovadas.

Além do volume de proposições, a edição inovou ao integrar comunicadores universitários como repórteres, assessores e jornalistas em formação, promovendo uma simulação mais próxima da realidade política. A cobertura foi coordenada pela equipe da Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e contou com apoio de veículos como o Portal Nosso Dia, O Luzeiro, XV Curitiba e Umuarama News.

Sessão de encerramento da 6ª edição do Parlamento Universitário ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), no Plenário da Casa | Foto: Orlando Kissner/Alep
Sessão de encerramento da 6ª edição do Parlamento Universitário ocorreu na tarde desta sexta-feira (25), no Plenário da Casa | Foto: Orlando Kissner/Alep

Durante a cerimônia de encerramento, deputados estaduais reafirmaram o compromisso de analisar as iniciativas sugeridas pelos universitários. A deputada Maria Victoria (PP) destacou o respeito às propostas apresentadas, enquanto Denian Couto (Podemos) colocou seu gabinete à disposição dos participantes.

A acessibilidade também foi pauta importante nesta edição. O deputado universitário Rodrigo Amoedo, tetraplégico, participou ativamente e apresentou projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência. Sua presença evidenciou desafios estruturais da Alep, levando à criação de uma comissão interna para estudar adaptações que promovam maior acessibilidade no Parlamento.

Palestras, audiências públicas e a presença de ex-governadores e parlamentares estaduais enriqueceram ainda mais a experiência dos participantes, que puderam vivenciar a política além das redes sociais. “Foi uma edição diferente, dinâmica, e que trouxe aprendizados para todos nós”, concluiu o diretor legislativo e idealizador do projeto, Dylliardi Alessi.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!