ARTIGO: Etiqueta empresarial

·
Atualizado há 10 anos

Por Alvaro Concha

Cansados de ter que conviver e suportar as grosserias de alguns plebeus e de nobres mal informados, principalmente à mesa, algumas famílias reais implantaram um código que estipulava maneiras e bons hábitos de comportamento social. Contam os livros que era comum na idade média que aristocratas e altos cargos do clero passassem o dia à mesa festejando e comendo e obviamente que não porque eram seres medievais conseguiam comer todo o dia, sem parar. E por isso era normal que uma vez fartados de comida os convidados solicitassem um balde para, ali mesmo, expulsar seu conteúdo gástrico, para poder continuar comendo até o momento que todos estivessem “cansados” de festejar.

A fim de inibir essa conduta Erasmo de Roterdã, em 1.530 publica seu manual intitulado “Da civilidade dos costumes das crianças”, tratado que procura orientar as normas aceitáveis de conduta gestual, vestimental e de expressões faciais, para assim delimitar o que é ser “nobre” e o que é ser “bruto”. No entanto foi no reinado de Luis XIV, na França que as normas mais civilizadas se utilizaram e se difundiram.

Felizmente essas normas de comportamento se expandiram para todos os países e, principalmente, para todos os ambientes, sejam eles de convívio familiar, sejam eles profissionais. E sendo esse, sempre nosso escopo, vamos nos limitar a esse ambiente, apesar de que nos outros, também erramos constantemente. Mas como nesse ambiente, vemos a falta de conhecimento de normas éticas e de etiqueta, como somos carentes dessas informações. Vamos iniciar por algumas poucas dicas vendo a mensagem eletrônica abaixo:

artigo

Além dos erros de português (como o para “mim deliberar” e o “ás 9:00” mal acentuado) que normalmente vem com erros de etiqueta, podemos perceber dois erros crassos, são eles:

  1. O texto foi todo escrito em letra maiúscula, o que em linguagem escrita dá a impressão de que o autor do recado está gritando. Lembre-se sempre que escrever um texto que tenha somente a primeira letra da primeira palavra da frase em maiúscula, além dos nomes próprios. O restante sempre deverá ser em letra minúscula. A não ser que você queira parecer grosseiro ou extremamente irritado.
  2. Já que está encaminhando o recado a uma pessoa que conhece, porque não iniciá-lo de maneira gentil, como por exemplo escrevendo o nome do destinatário? E porque não perguntar simplesmente, se ele/a está bem? Ser cordial e gentil não significa ser pior, pelo contrário.

Ser gentil nas empresas é uma raridade, pois poucos se preocupam em como agir. Infelizmente o espaço para este artigo tem suas limitações, pois senão poderia citar ao menos uma centena de gafes cometidas diariamente nas empresas só então perceberíamos como ainda precisamos de Erasmo de Roterdã.

Alvaro Concha é Consultor de Empresas (alvaroconcha@gmail.com)