Artigo: Reprogramando

·
Atualizado há 10 anos

Por Vanderlei Woytowicz

Como tudo se torna fantástico quando você começa a organizar-se, quando os exercícios físicos tornam-se prazerosos e não mais uma tortura, quando a alimentação saudável se torna uma escolha e não um sacrifício diário, quando o amor que vem de dentro de você é verdadeiro, quando o telefone toca e é uma pessoa incrível, inteligente, bonita, cheia de bondade e bons fluidos te chamando pra sair e deitar na grama pra ver os desenhos nas nuvens ou contar as estrelas a noite, é incrível você sair de um verdadeiro lamaçal e ir caminhando firme para o bem querer, para o azul de olhos trêmulos e de um sorriso majestoso. É, os dias estão vindo me dando tapas e coices e me mostrando que nada nos impede de nos sentirmos amados, existe um mundo todo por aí vindo de encontro ao seu, reprograme sua mente e não deixe de estar atento, saudações a esperança que sempre me visita quando mais preciso. Não entendemos os porquês de tanta coisa dar errado e de tanto sofrimento depositado nas cabeças vazias que não conseguem entender nada a não ser sobre os preços das roupas e as viagens ao litoral, não quero mais nada disso na minha vida e espero que você comece a pensar igual, ou simplesmente se permita merecer coisas bem melhores, que nos tiram o ar e nos fazem inspirar amor. Pulmões serenos são pulmões cheios de liberdades.

A partir de hoje deixe de querer saber por que o relacionamento fracassou, porque aquela(e) velha(o) amiga(o) não te liga mais, porque seu cachorro morreu ou sua barriga não diminui, deixe-se pensar em viver isso de forma plena, tudo tem sua hora, seu momento, sua estrada, se acabou é porque não deveria ou não precisava ter mais continuidade, até você um dia não terá. Certas coisas são apenas para o nosso crescimento pessoal, podem ser bem vividas, mas no fim das contas não passa disso, digamos que é um passatempo até a morada eterna.

Estimule seu pensamento a se concentrar nas coisas de seu interesse, pode parecer egoísmo, mas não é, isso só acontece quando nos tornamos maduros e conseguimos rir desenfreadamente das próprias desgraças sentados no banheiro e deixando a água lavar as impurezas que ainda estão grudadas na pele. Deixe ir e não se condene pelas falhas dos outros, você fez a sua parte, o que você não pode é viver a vida de outro alguém, então sopra pra longe. Todos sentimos medo e aquele mal estar, mas não se preocupe, isso vai passar também, feche os olhos e se coloque em uma posição confortável e imagine um lugar em que se sinta seguro, onde as coisas sejam do seu jeito e que seus planos se tornem reais.

Quando nos concentramos com o nosso próprio eu, tudo pode acontecer, dê ouvidos aos seus pensamentos e as vozes secretas guardadas dentro de si, permita-se ouvir de verdade, seus maiores medos podem se tornar suas maiores chances, apenas concentre-se e reprograme seu estado de espírito. Conte até 1 milhão e venha retornando ao mundo, todos os dias pinte seu próprio quadro, confie e deposite boas esperanças naquilo que mais deseja. Não sabemos ao certo o nosso destino, então se divirta e deixe os sorrisos de aproximarem e se preciso perca a noção de tempo e espaço por alguns dias e volte quando sentir vontade, volte porque você quer voltar e, se me permite, vou te contar um segredo: re-pro-gra-me sua mente.

Vanderlei Woytowicz é acadêmico do curso de Psicologia da Fundação Universidade do Contestado – FunC Porto União