Assim como ocorre na medicina e na odontologia um problema numa empresa não necessariamente aparece em sua causa, ou seja, nem necessariamente uma dor de cabeça é um problema especificamente na cabeça ou como, por exemplo, um problema pode haver sido causado no fígado e repercutiu como uma dor de cabeça, mas o problema não é na especificamente na cabeça.
Para tanto, sempre é aconselhável que se utilize a visão sistêmica da empresa, ou seja, que seja analisada a empresa como um todo, ou seja, consiste na habilidade de compreender os sistemas, o que corresponderia a ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. Em muitos momentos quando temos dificuldades financeiras, podemos pensar que estamos passando por um momento de insolvência, mas na realidade o que pode estar ocorrendo é que nos descapitalizamos momentaneamente para pagar alguma dívida grande, ou para realizar um investimento, ou ainda, por não termos um sistema de custos efetivamente perfeito, vendemos determinado produto em grandes volumes e esse produto em especifico (de toda a minha vasta linha de produtos) me causa prejuízo.
Aqui temos duas questões a analisar:
- A situação momentânea de descapitalização
- O produto que nos causa prejuízo e serve como “produto de combate”.
Numa primeira análise a empresa estaria em dificuldades financeiras, por estar em dificuldades de caixa, mas numa análise mais apurada, mais fina, o administrador visualizou que a dificuldade é momentânea e foi causada por um investimento, por uma quitação de divida ou por um descontrole de vendas.
Obviamente que para se ter uma noção do todo da empresa, é necessário estudá-la em seus mais profundos detalhes para que então se tome uma decisão errada e precipitada, o fato é que esse estudo toma tempo, não pode ser realizado e o problema não poderá ser identificado imediatamente. Vale a lembrança aos empresários imediatistas… Inclusive, para um empresário imediatista a solução do problema seria correr ao banco e solicitar um empréstimo.
Mas, para resolver esse problema e saber o que realmente causou a insolvência momentânea, de maneira sistêmica, uma das ferramentas mais utilizadas e recomendadas para esse diagnóstico seria o diagrama de Causa e Efeito ou, também chamada de Diagrama de Ishikawa, que aponta as causas e os efeitos dos problemas. Essa é uma ferramenta, que como o nome diz, foi inventada por Kaoru Ishikawa, no Japão, e principalmente direcionada aos rígidos Controles de Qualidade Japoneses, assim como o TQC, ainda na década de 1960.
Onde se lê problema, insere-se o nome da causa, nos 6 outros quadrados insere-se os 6 tipos de causas possíveis, a saber:
– Método
– Máquina
– Mão-de-obra
– Matéria-prima
– Medidas
– Meio ambiente
A ferramenta não consegue identificar todos os possíveis efeitos, mas estima-se que aproximadamente ao menos 95% podem ser, e que qualquer trabalhador fabril pode efetivamente utilizá-la.
Simples e objetiva, uma ferramenta direcionada para empresas que desejam conhecer-se e resolver suas dificuldades.
Alvaro Concha é consultor de empresas