Melhorar a visibilidade online do seu negócio – 6 dicas práticas

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Atualizado há 5 anos

dicas-negocios-onlineCada vez mais os empresários começam a apostar em marketing digital de forma a melhorar a visibilidade online da sua empresa, principalmente para quem tem e-commerce.

No entanto, é muito comum que quando realizam pesquisas online sobre as melhores formas de o fazer fiquem assoberbados de informação e não saibam por onde começar. Existem inúmeras variáveis que precisa ter em conta.

Assim sendo, hoje apresentamos-lhe uma lista com 6 dicas para melhorar a visibilidade online da sua empresa. Venha conhecê-las.

Como melhorar o seu negócio online

Numa altura em que é possível vender de tudo online a diferença entre ter sucesso ou não, passa pela forma como a sua empresa é notada nos mecanismos de busca.

Assim sendo, hoje deixamos-lhe algumas dicas para se tornar verdadeiramente notável.

1 – Aposte em redes sociais

Existem dezenas de redes sociais onde pode apostar, no entanto como é óbvio apenas deve estar presente naquelas que sejam relevantes para o seu tipo de negócio.

O principal intuito de estar ativo em diferentes plataformas sociais, passa simplesmente pelo contacto mais direto com os seus clientes e potenciais clientes.

Dependendo do tipo de negócio, as redes sociais que deve apostar são:

  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Google Plus;
  • Pinterest;
  • Twitter;
  • Instagram

Desta forma, além de poder informar os seus seguidores em primeira mão de todas as novidades, pode fazê-lo de forma gratuita ou se tiver interesse patrocinar publicações ou ainda criar anúncios específicos para o seu negócio.

2 – Produção de conteúdo

Todos sabemos que produzir conteúdo de qualidade não é uma tarefa simples pois a internet encontra-se cheia de informação, logo tentar publicar algo que não existe, acaba por ser um pouco complicado.

No entanto, para melhorar a visibilidade online da sua empresa online deve apostar em conteúdo informativo, útil e relevante para o seu público alvo, que satisfaça uma necessidade, resolva um problema ou o faça formar uma opinião sobre determinado assunto.

É importante salientar, que quando falamos de produção de conteúdo, não estamos apenas a falar de artigos.

Pode publicar vídeos com informação passo a passo, tutoriais, infográficos, concursos… enfim, tudo o que ache que é relevante para o seu negócio.

3 – Invista em publicidade online

É importante ter em conta que muitas vezes, ter publicidade online de forma constante pode não ser muito barato, no entanto, é muito mais barato que qualquer tipo de publicidade nos meios tradicionais (televisão, imprensa, outdoors…).

Praticamente todas as redes sociais lhe permitem pagar por posts (por muito bons que sejam, podem sempre ser impulsionados) ou anúncios patrocinados, o que é uma opção simples de chegar ao seu target.

Mas, o maior motor de publicidade continua a ser o Google. Desta forma, se apostar em publicidade em Google Adwords, vai conseguir estar presente sempre que um consumidor procura online por algo que a sua empresa tenha para oferecer.

4 – Analise os seus resultados

Existem dezenas de softwares pagos ou gratuitos que lhe fornecem todos os dados que necessita avaliar para definir estratégias ou monitorizar os resultados das campanhas que tem realizado.

Contrariamente aos meios de comunicação tradicionais, quando se trata de melhorar a visibilidade online, tudo pode ser analisado e medido com eficácia de forma a apurar corretamente o ROI (retorno do investimento) que está a ser obtido.

Se não quer gastar dinheiro com este tipo de software duas boas opções são o Google Analytics (que lhe vai permitir analisar exaustivamente o seu site e as campanhas que faz) e o Facebook insights (que analisa as métricas de Facebook).

5 – Analise a concorrência

Independentemente do tipo de negócio que tenha, é sempre importante manter o olho no que a concorrência está a fazer. Embora o intuito não seja imitar o que eles fazem, pode tirar ilações de extrema importância que o vão ajudar a desenvolver a sua estratégia online com maior facilidade.

Há diversas plataformas que fazem uma análise aos sites da sua concorrência, dando-lhe dados bastante interessantes sobre as métricas generalistas desses sites. Uma ótima opção gratuita é um plugin para o Google Chrome chamado SimilarWeb.

Pode também utilizar o Google Trends para saber quais são as tendências de pesquisa e do mercado. Todos estes dados analisados corretamente, vão ajudá-lo a criar uma estratégia coerente para melhorar a sua visibilidade online.

6 – Use o SEO

Nos dias que correm, se quer aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca, tem mesmo de apostar em SEO (Search Engine Optimization, ou seja, Otimização de Motores de Busca).

Tenha em conta que SEO não é apenas uma estratégia, mas sim um conjunto muito elevado de estratégias e diretrizes que lhe permitem melhorar o seu ranking no Google e noutros motores de busca, alavancando assim a visibilidade online da sua empresa.

É importante salientar que o SEO não é milagroso, ou seja, os resultados não vão aparecer do dia para a noite! É preciso muito trabalho, tempo e dedicação para que estas estratégias comecem a dar frutos. No entanto, garantimos-lhe que é uma aposta que vale realmente a pena, se quer alavancar o seu negócio de forma contínua.

Agora que já sabe como tudo funciona, está na hora de investir a sério em seu negócio.