OPINIÃO: Doutor Willynho

·
Atualizado há 8 anos

Por Fahena Porto Horbatiuk

Um grande amigo de todos, zeloso da saúde da comunidade, sempre em busca de mais conhecimentos e de aplicação das modernas tecnologias. Suas viagens ao exterior se davam com vistas a esse elevado objetivo: qualidade de vida, pela saúde.

Como educador incansável, lecionava, de forma bem-humorada, mas sem fugir de mostrar o impactante resultado de certas doenças adquiridas por falta de cuidado e conhecimento, ou em função de vícios. Nesse sentido, quantas palestras no salão nobre do Colégio Estadual Túlio de França, ainda antes do Datashow, com transparências e outros recursos. E o salão cheio de adolescentes.

Trabalho semelhante fazíamos juntos, liderados pela Orientadora Educacional, a Confreira Nely Sicuro. Recordo com muita saudade (bons tempos): Nely, Willynho, Delci Christ, Valdir Vieira, Pe. Abel Zastawny, Pe. Estêvão Hubert, Pastor Romeu Wolfgang (Luterano), Therezinha Thiel Moreira, Dr. Tuma, Pastora Kyomy (Metodista) e eu, participantes da Equipe de Trabalho Ecumênico para a Formação Estudantil, anos a fio, promovendo debates, palestras com as turmas, tirando dúvidas, iluminando a vida. Nesse trabalho, Willynho envolvia a equipe com sua energia e vibração, bem como trazia pessoas competentes a participar conosco. Foram muitas reuniões e muita dedicação à causa da formação integral.

Na Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), fazia questão, mesmo com sacrifício, de comparecer para prestigiar os momentos em que pessoas da comunidade eram reconhecidas por seu trabalho. E quem não gostava de encontrar com ele, conhecido de outras diversas ocasiões?

No Laboratório de Análises Clínicas, vinha ao encontro dos clientes, em geral doentes, contando casos engraçados, confortando os mais abatidos, distribuindo canetas, calendários, chaveiros… E alegria. Isso tudo, mesmo depois de estar na cadeira-de-rodas.

Todo cidadão porto-união-vitoriense alguma vez precisou de seus préstimos, graças ao conceituado laboratório, cujos resultados foram sempre incontestáveis.

Alegria, competência, generosidade, serviço com amor – esse era – em resumo, seu modo de ser. Por tudo isso e muito mais, deixa saudades, unindo corações em preces de ação de graças (apesar das lágrimas).

Uma vida abençoada.