Respostas dos representantes às demandas de seus representados, uma obrigação

·
Atualizado há 7 anos

Valderlei Garcia Sanches
Valderlei Garcia Sanches

Você acredita na função da universidade pública? Concorda que por ser financiada com dinheiro público precisa ser realmente pública, disponível para toda a sociedade? Estas e outras tantas perguntas os estudantes, agentes universitários e professores da Unespar, Campus de União da Vitória, teriam para alguns representantes de nossa sociedade. Por outro lado, desistimos da intenção de perguntar, temendo uma resposta evasiva e dissociada de ações efetivas às expectativas imediatas por transformações que detectamos no ambiente universitário.

Lamentavelmente esta gestão universitária local teme ser acometida por um sentimento cotidiano de morosidade e abandono. Destacamos que somos uma instituição estadual pública, gratuita e de qualidade, com identidade própria que se caracteriza pelo reconhecido valor regional, com o objetivo de desenvolver o respeito aos direitos humanos, com compromisso social, responsabilidade, integração, pluralidade e ética.

Evidenciamos a importância do nosso trabalho, pelo qual há mais de 57 anos por meio do ensino, pesquisa e extensão desenvolvemos ações que resultam na inclusão social, desenvolvimento humano, econômico, respeito ao meio ambiente e à cultura, com projetos que atendem a inúmeras necessidades sociais para a promoção do desenvolvimento regional.

Democratizar cada vez mais o Campus de União da Vitória da Unespar com o ingresso nos cursos que ofertamos constitui a principal meta desta gestão. Contudo, em espaços coletivos de gestão participativa desde 2016, identificamos demandas que dificultam ou impedem o processo educativo, o acesso, a permanência e o enfrentamento de situações pedagógicas, como o da evasão universitária.

Para a manutenção da produção intelectual por meio da educação superior pública, e para continuarmos em nossa missão institucional de formação técnica e social de recursos humanos aptos a contribuir para o desenvolvimento do território do Iguaçu e demais abrangências, faz-se necessário o apoio financeiro para além dos atuais recursos diretos repassados pelo Governo do Estado do Paraná. Convocamos os representantes políticos que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, são representantes populares estaduais e federais, eleitos com a função de legislar pelos interesses coletivos e propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis para contribuir na realização de propostas comuns.

A universidade pública estadual precisa, cada vez mais, da atenção diferenciada dos seus representantes políticos, com decisões e atitudes destinadas a conhecer as condições, reconhecer as necessidades e promover possibilidades institucionais por meio da construção de políticas públicas e legislação para o acesso aos recursos educacionais resultantes do investimento público.

Pelas atuais limitações impostas pelo poder público, precisamos dialogar com nossos representantes para que apresentem atuação direta e posicionamento imediato e objetivo junto à universidade pública.

Ante o exposto, consideramos que só com o apoio de todos poderemos encontrar mais do que respostas para as questões que iniciaram este texto; construiremos então um plano de ações e realizações coletivas da Unespar, Campus de União da Vitória, em conjunto com representantes políticos da região. E assim, com a participação política efetiva atenderemos às expectativas imediatas da comunidade universitária.