Alfabeto em Libras vira pintura em muro de escola em Porto União

Iniciativa da Escola Básica Professor Germano Wagenfuhr foi pensada para estimular a inclusão no Vale do Iguaçu

(Divulgação)

Quem passar em frente à Escola Básica Professor Germano Wagenfuhr, no bairro São Pedro, em Porto União, irá se surpreender com a nova pintura do muro.

De acordo com o professor Márcio Madeira, a iniciativa foi pensada para promover a inclusão e estimular o interesse pela Língua Brasileira de Sinais (Libras); além disso, a escola ganhou novas cores com o destaque para o alfabeto que permite a comunicação com os surdos.

Márcio, que é formado em Pedagogia e Filosofia, decidiu homenagear a sua mãe do coração, Marilinda Mendes de Souza, ingressando como acadêmico do curso de Educação Especial e Pós-Graduação na área. Marilinda era professora de Educação Especial e, mesmo aposentada, ainda atuava como professora estadual na Educação Especial de Porto Vitória. Foi uma das fundadoras da Apae em União da Vitória.

“Minha mãe do coração faleceu em 2019. Segui a mesma profissão dessa mulher guerreira e da professora que me adotou. Me emociona demais falar nisso tudo”, diz.

Segundo o professor Márcio, o espaço da escola em Porto União foi usado para promover a inclusão e deixar uma mensagem: “estamos promovendo a inclusão da melhor forma possível”.

A pintura foi concluída no dia 31 de julho.


Libras

(Divulgação)

A Libras completou 19 anos de existência em 2021. É a língua de sinais usada pela maioria dos surdos e legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão. A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa.

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta.

Como em qualquer língua, também na libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.


Serviço

A Escola Básica Professor Germano Wagenfuhr fica localizada na rua Dr. Leoberto Leal, Nº 154 , no bairro São Pedro, em Porto União.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.