Preocupada com temporais, equipe protege réplica de avião do Kirk

Aeronave está instalada no bairro Santa Rosa, em frente ao 5º BEC em Porto União

Não é de hoje que a réplica do avião do Capitão Ricardo Kirk, instalada no bairro Santa Rosa, em frente ao 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC) em Porto União, sofre manutenções por danos de temporais ocorridos na região.

kirk 1
(Fotos: Aluízio Witiuk)

Desta vez, a equipe de colaborados decidiu proteger a da aeronave dos fortes ventos (àqueles que possam vir acontecer na cidade durante o verão).

Em parceria com a Prefeitura de Porto União, na tarde da quinta-feira, 17, foram coladas as hastes do avião (as asas) e fixadas com cimento na base.

kirk 2

“Assim, deve suportar em 30% de sua estrutura, caso ocorram temporais. É um trabalho de prevenção e segurança”, afirma o historiador Aluizio Witiuk, que auxiliou no trabalho realizado.

Em outros momentos, as asas da aeronave já foram danificadas em razão de temporal, sendo o último ocorrido em 30 de junho e que causou inúmeros estragos em Santa Catarina.

kirk 3


Aeronave

Foi inaugurada em 12 de setembro de 2015 em Porto União. É uma homenagem ao Capitão Ricardo Kirk, que foi primeiro aviador militar brasileiro e, também o primeiro aviador a morrer em ação de combate nas Américas.

O avião caiu em uma missão militar em 1º março de 1915, na região que hoje abriga o município de General Carneiro.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.