Cidades de SC registram pontos alagamentos por causa da chuva

Defesa Civil emitiu alerta para riscos de alagamentos no litoral catarinense neste fim de semana

Cidades catarinenses registram pontos de alagamento neste sábado (19) por causa da chuva forte no estado. Em Florianópolis, no Rio Vermelho, há registro de casas e ruas alagadas. No Litoral Norte, Camboriú e Balneário Camboriú tiveram luas alagadas e o trânsito foi interditado em alguns pontos.

Na capital, com a chuva ininterrupta desde o início da manhã, há pontos de alagamentos pela cidade, entre eles no bairro Rio Vermelho, que fica no Norte da Ilha. Com o volume de chuva, a água ultrapassou o nível de alguns terrenos e entrou em residências. Até as 16h a Defesa Civil não detalhou se famílias precisaram deixar suas casas.

A Defesa Civil de Camboriú está mobilizada na cidade e monitora os níveis dos rios e isolou algumas ruas onde havia muita água. Unidades de atendimento nos bairros Monte Alegre, na Rua Monte Agulhas Negras foram montadas para orientar os moradores.

A cidade avalia se abre um abrigo na cidade. Até as 15h30, nenhum família precisou sair de casa, segundo a Defesa Civil.

Ruas foram fechadas no litoral Norte de SC por causa da chuva forte e alagamentos — Foto: Prefeitura de Camboriú/Reprodução

Já na cidade ao lado, em Balneário Camboriú, houve interdição temporária da Avenida das Flores, na Avenida Santa Catarina com a Rua Acre, na parte debaixo do Viaduto da 3700, na Avenida Alvin Bauer com a 4ª Avenida até que haja escoamento da água e guardas de trânsito orientam os motoristas e a guarda municipal orienta os motoristas.

A chuva forte também afeta outras cidades, especialmente no litoral. Na capital, um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro foi cancelado na manhã deste sábado por causa da chuva intermitente. Em outras cidades, como Joinville, Chapecó e Criciúma, os atos foram cancelados pelo mesmo motivo.

A previsão do tempo é de chuva forte até domingo (20) com risco de alagamentos e deslizamentos em cidades de cinco regiões de Santa Catarina mais próximas do Litoral, segundo a Defesa Civil.

De acordo com o órgão, as áreas do Litoral Norte e Sul, Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí podem ter acumulados acima de 100 milímetros com possibilidades de alagamentos.

A presença de instabilidade, a circulação marítima e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica favorecem a ocorrência de chuva.

Recomendações

Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo 199. A recomendação é que durante as chuvas a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia.

Se estiver na praia, a orientação é que jamais fique na água. Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Uma das casas no Rio Vermelho que entrou água por causa da chuva em Florianópolis — Foto: Ana Vaz/NSC TV

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.