Defesa Civil lança serviço de alertas para a TV fechada

Paraná e Santa Catarina serão os primeiros estados do País a ofertarem esse serviço. O intuito é aumentar a oferta de informações para a população

(Foto: Agência de Notícias do Paraná).
(Foto: Agência de Notícias do Paraná).

A Defesa Civil do Paraná lança a partir desta segunda-feira, 13, alertas de precaução contra eventos climáticos na TV fechada. As mensagens serão emitidas pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) e alertam a população contra possíveis alagamentos, deslizamentos, enxurradas e tempestades. Paraná e Santa Catarina serão os primeiros estados do País a ofertarem esse serviço.

Atualmente, o serviço de alerta já é disponibilizado por mensagens enviadas a celulares para cidadãos cadastrados.

Segundo o capitão Anderson Gomes das Neves, coordenador do Cegerd, o intuito é aumentar a oferta de informações para a população e diminuir o risco de envolvimento em desastres ambientais. “Pretendemos qualificar essa informação para que as pessoas possam se prevenir e tomar medidas de emergência necessárias antes das ocorrências”, afirmou.

Entre segunda-feira, 13, e sexta-feira, 17, das 18h30 às 20h30, as emissoras transmitirão mensagens avisando os espectadores do novo serviço disponibilizado pela Defesa Civil do Paraná. A partir do dia 17, esses alertas passam a ser perenes sempre que houver a possibilidade de evento climático mais significativo.

Parceria

O projeto foi desenvolvido pela Defesa Civil do Paraná e pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em parceria com a Anatel e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom).

O monitoramento climático da Defesa Civil é feito em parceria com órgãos como o Simepar, Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. As informações do Estado são disponibilizadas em tempo real para órgãos municipais e o Corpo de Bombeiros.

SMS

A Defesa Civil do Paraná também disponibiliza alertas regionalizados para a população por meio do envio de mensagens instantâneas. O serviço foi disponibilizado em 2017 e já cadastrou 449.147 usuários.

Para cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199. A Defesa Civil responde a mensagem com uma confirmação do cadastro e envia alertas periódicos sobre situações que requerem atenção redobrada da população.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta