Eclipse lunar parcial poderá ser observado nesta terça

Eclipse parcial na lua em 2018, no céu do Rio de Janeiro (Foto: Marcos Serra Lima/G1).
Eclipse parcial na lua em 2018, no céu do Rio de Janeiro (Foto: Marcos Serra Lima/G1).

Durante a noite desta terça-feira, 16, o Brasil poderá observar um eclipse lunar parcial. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, e nosso planeta faz sombra sobre o satélite.

O eclipse lunar acontece, coincidentemente, na mesma data em que o mundo celebra 50 anos desde que a missão Apollo 11 decolou da Terra rumo à Lua.

De acordo com o G1, o eclipse poderá ser visto a partir das 17h01 (horário de Brasília) e, no total, terá mais de cinco horas. A extensão deste eclipse será tão grande, que os únicos lugares que não conseguirão ver o fenômeno são a América do Norte e a Sibéria.

Para melhor visualizar o fenômeno, é aconselhável assistir em áreas menos iluminadas, e com o horizonte aberto, sem construções ou árvores altas.

Fases do eclipse

A duração da fase de umbra (quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua) será de 2 horas e 51 minutos. Já considerando todo o período do eclipse, incluindo a fase de penumbra (quando a sombra da Terra sobre a Lua ainda é vista de forma borrada), a duração total do fenômeno chega a 5 horas e 33 minutos.

  • 15h43: início da fase de penumbra;
  • 17h01: início da fase da umbra;
  • 19h52: fim da fase da umbra;
  • 21h17: fim da fase da penumbra.

 

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta