Frente fria traz chuvas e queda de temperatura no Paraná até o feriado

Metade sul do Estado terá instabilidade, enquanto o Norte segue quente e ensolarado

·
Atualizado há 1 ano

Foto: Yuri A. F. Marcinik / Simepar

Uma frente fria que começou a avançar pelo Paraná nesta quinta-feira (4) trouxe chuva para diversas regiões do Estado. A instabilidade deve se estender até domingo (7), feriado da Independência, mas com intensidade menor e restrita a algumas cidades. Na segunda-feira (8), o tempo volta a ficar estável, com aumento das temperaturas.

Na quinta, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Palotina (10,2 mm), Toledo e Foz do Iguaçu (9,8 mm cada) e Cascavel (9 mm). As mínimas também caíram: Palotina registrou 16,9°C, Toledo e Foz 20,8°C, e Cascavel 17,4°C. Nesta sexta-feira (5), as temperaturas mínimas ficaram em 15,6°C, 16,6°C, 11,2°C e 16,1°C, respectivamente, com Foz do Iguaçu registrando queda de quase 10°C.

Até as 9h desta sexta, apenas Porto Vitória (11 mm) e União da Vitória (9 mm) registraram chuvas acima de 9 mm.

“Nas regiões da metade sul, teremos pancadas de chuva ao longo do dia, em alguns momentos acompanhadas de descargas elétricas. As máximas não devem passar de 18°C”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

No Norte do Paraná, em cidades como Maringá e Londrina, o sol predomina e as temperaturas podem chegar a 32°C à tarde.

Fim de semana:
No sábado (6), a frente fria começa a se afastar, mas a instabilidade permanece. Chuvas e trovoadas podem ocorrer no Noroeste, Central, Campos Gerais e Leste. Na metade sul, os ventos de sul e sudeste mantêm as manhãs frias, com cerca de 11°C, e máximas de até 13°C na RMC. No Norte, as temperaturas variam entre 18°C pela manhã e 29°C à tarde.

No domingo (7), a maior parte do Estado terá tempo estável. Chuvas isoladas ainda podem ocorrer à tarde no Oeste, Centro-Sul e região Central. No Leste, muitas nuvens, com chuva fraca eventual, e máximas não superiores a 15°C. No Norte, o sol predomina e os termômetros chegam a 31°C.

Semana:
Na segunda-feira, feriado de Curitiba (Nossa Senhora da Luz dos Pinhais), o tempo estará firme, com temperaturas mais altas. À tarde, os termômetros podem marcar até 35°C no Norte e 25°C nas regiões Sul, Centro-Sul, Campos Gerais e RMC. No final da noite, uma nova frente fria avança pelo Sul do Estado, trazendo chuvas e condições para temporais na noite e madrugada de terça-feira (9). O tempo instável deve permanecer até quarta-feira (10), com queda de temperatura nos dias seguintes.

Fique sempre atualizado

Entre no nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!