Inmet emite novo alerta e tempestades vão atingir todo o Paraná nesta sexta

Todo o Paraná e Santa Catarina tem previsão de tempestades com granizo nesta sexta-feira, 20. O alerta se estende até às 23h59. O alerta foi emitido pelo Inmet – Instituto de Meteorologia.  A estimativa é que a chuva deve ficar entre 50 e 100 milímetros por dia, com ventos entre 60 e 100 km por hora.

Na região sul e Campos Gerais, uma massa de ar frio se aproxima e ainda pode piorar as tempestades. Com o alerta, há possibilidade de corte de energia, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Entretanto, o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) acredita que os temporais não sejam tão fortes na região.

 “Vai atingir, mas não são tão intenso quanto nas outras regiões. A princípio, são mais isoladas. Amanhã vai ser parecido com hoje, que aumentou a instabilidade. A temperatura não cai tanto porque o sol predomina desde cedo e o vento está de norte”, avalia o meteorologista Reinaldo Kneib.

Orientações

Em caso de rajadas de vento durante a tempestade, o Inmet orienta que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores pelo risco de queda e descargas elétricas. O estacionamento de veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda também é uma medida segura.

 Por fim, o Instituto ainda recomenda desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta