Por enquanto, nem sinal de neve

Aposta dos meteorologistas é por um Inverno típico. Neve, até agora, é apenas lembrança de 2013

Por Mariana Honesko

Outono deixa suas marcas na paisagem: folhas em tons marrons é o sinal mais popular da estação
Neve só fica na lembrança de 2013 (Arquivo JOC)

O Outono está com seus dias contatos. No dia 21, a estação mais gelada do ano estreia e, de acordo com os meteorologistas, ela fará jus ao seu perfil. “Há um indicativo de um novo El Niño, mas não está ainda avaliada sua influência. O que ocorre, com ele, é que o fenômeno acaba intensificando a chuva”, explica a meteorologista do Instituto Tecnológico Simepar, Ana Beatriz Porto. Conforme ela, ainda é cedo para que novas previsões sejam feitas. Por isso, há imprecisões. “Atualizamos sempre a cada início de estação”, diz.

Por enquanto, não há informações sobre chuva congelada, granizo ou até neve, como a que ocorreu em 2013. Ainda assim, a previsão é de dias frios e, como o Outono, com chuvas dentro da média. É possível que a estação seja mais seca do que foi no ano passado. Para os mais valentes, o frio ainda nem começou. “Frio mesmo é abaixo de zero grau. Até agora, não vi nada”, diz o vigia Augustinho Faria, que ontem vestia uma blusa leve e sandálias de dedos nos pés.

Outono deixa suas marcas na paisagem: folhas em tons marrons é o sinal mais popular da estação
Outono deixa suas marcas na paisagem: folhas em tons marrons é o sinal mais popular da estação

Previsão é de neve em Santa Catarina

Um pouco diferente dos profissionais do Simepar, as previsão dos meteorologistas da Epagri, órgão catarinense de pesquisa e extensão, anunciam muito frio mas, apenas para o mês de agosto. Os profissionais garantem que o gelo é resultado da influência do El Niño. No Inverno, porém, as chuvas ocorrem em menor quantidade, bem como as ventanias e granizo. “Mesmo assim, eventos extremos podem ocorrer no final do Outono e durante o Inverno, como em qualquer época do ano, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo que resultam em alagamentos e deslizamentos”, diz, em partes, a nota publicada no portal da entidade.

Neste mês, ondas de frio são esperadas. Elas devem ser mais duradouras do que em maio. Paralelo à isso, ocorrem ainda os conhecidos “veranicos”, cujas temperaturas podem chegar aos 30 graus. Nas áreas altas do estado, porém, os termômetros podem ficar abaixo de zero.

Seu Agustinho enfrenta temperatura baixa com coragem: até agora, sandálias no pé e blusa fina são suficientes
Seu Agustinho enfrenta temperatura baixa com coragem: até agora, sandálias no pé e blusa fina são suficientes

Um Outono bem comportado

De acordo com os sites de monitoramento do tempo, a estação atendeu praticamente todas as previsões. “Está sendo uma estação bem típica, como as previsões indicavam”, aponta Ana Beatriz. Especialmente o mês de maio registrou pouca chuva e o início da estação, teve perfil de Verão. Tudo, garantem os meteorologistas, dentro das apostas.

Termômetro ainda sem funcionar

Referência em indicações, o termômetro que fica bem na divisão dos municípios está sem funcionar há alguns meses. A manutenção do equipamento é da prefeitura de Porto União. Segundo a equipe do gabinete, a demora pelo conserto é fruto da dificuldade no encontro de profissionais para a ação.

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta