TEMPO: Vem mais chuva pela frente

Mapas meteorológicos não são animadores para quem espera por um verão de altas temperaturas. El Niño é a principal explicação para as mudanças na estação

·
Atualizado há 8 anos

No início deste ano o Simepar, Sistema de Meteorologia do Paraná, emitiu um boletim de como seria a temporada do verão em terras paranaenses. Na época a previsão era de chuva, muita chuva, que poderia cair a qualquer momento – característico da estação – mas com uma força maior do que a acompanhada nos verões passados. No boletim o verão estava mais para mix de estação e as altas temperaturas – características da estação – também ficariam na lembrança. O El Niño é mencionado como o principal motivo dessa mudança no clima.

“No Paraná a tendência do comportamento da atmosfera para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro indica que as chuvas fiquem acima da média, em todas as regiões paranaenses. As temperaturas também ficam elevadas durante os meses de verão. Como se prevê um período chuvoso e acaso as chuvas coincidam com o período de maior aquecimento, é natural que, localmente, as médias das temperaturas máximas tendam a diminuir”, diz parte da previsão.

Nesta semana outra condição é favorável para cair mais chuva no Sul. A intensificação de uma área de baixa pressão localizada entre o Paraguai e o norte da Argentina, induz o desenvolvimento de áreas de instabilidades que se deslocam ao longo do dia sobre os estados do PR e SP, trazendo pancadas de chuva com trovoadas para as regiões Oeste, Sudoeste e faixa norte Paraná. Nas demais regiões paranaenses há previsão de pancadas de chuvas isoladas, porém sem registro de raios.

O verão segue até março e o El Niño não vai dar folga nesta estação. Ainda no boletim divulgado pelo Simepar, o fenômeno clássico tem duração de 12 meses e começa sua “formação” logo no início do ano, e nos últimos meses – novembro e dezembro – atinge a máxima de sua intensidade. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial Oriental e Central. “O aumento no calor sensível e nos fluxos de vapor d’água da superfície do oceano para a atmosfera sobre as águas quentes provoca mudanças na circulação atmosférica e na precipitação em escala regional e global, as quais, por sua vez provocam mudanças nas condições meteorológicas e climáticas em várias partes do mundo”, acrescenta o boletim.

Na previsão para esta semana a chuva segue até esta sexta-feira, quando o sol volta a aparecer. Durante o sábado e domingo o sol pode aparecer um tanto tímido. As temperaturas podem chegar aos 27 ºC sem muito vento.