Frio chega na região Sul

Primeira onda fria do ano chega pacata mas com intensidade e exige uso de muito mais roupa a partir de agora

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

Frio - 02
Para o aposentado, Inácio, do Rio Vermelho, frio está um pouco atrasado

Definitivamente parece que o frio desembarcou na região Sul. Nas Cidades Irmãs, depois de um final de semana ameno, com temperaturas bem agradáveis, mas com ventos leves, anunciando quedas mais bruscas, a segunda-feira amanheceu gelada, o que obrigou o uso de roupas quentes. Quem saiu mais cedo de casa estreou luvas e até cachecóis. “Adoro o frio. A gente tem muito mais disposição e ficamos mais elegantes também”, diz a balconista Odete Perizzolo. O aposentado Inácio Vlatowski, morador da área rural de União da Vitória, não tem preferência mas vê a chegada do frio com atraso. “Dia 10 de abril já era para estar geando”, sorri.

De acordo com os meteorologistas, Inácio não precisa se preocupar: vem mais frio por ai. Em alguns lugares do Paraná, a madrugada e a manhã de ontem foram as mais frias do ano, onde as temperaturas ficaram abaixo dos cinco graus pela primeira vez. Palmas, mantendo a tradição, liderou o ranking: por lá, os números caíram para 3,8º. Em União da Vitória, às 9 horas de ontem, a temperatura era de 9,7 graus. “O tempo fica estável, sem chuva e o frio é fruto da presença de uma massa de ar frio sobre a região Sul”, informou Tarcísio da Costa, do Simepar, instituto que monitora as condições do tempo.

Temperatura baixa agrada a balconista Odete Perizzolo
Temperatura baixa agrada a balconista Odete Perizzolo

O frio deve seguir até amanhã, quando os termômetros voltam a registrar temperaturas mais altas, especialmente à tarde. Para quarta, a mínima será de 9 e máxima chega perto dos 30 graus. Por enquanto, nenhuma cidade registrou geada.