19 de dezembro: data da emancipação do Paraná

(Acervo Ivo Dolinski)

Em 1853 o Paraná foi oficialmente instalado como Estado, deixando de ser Província de São Paulo. E 19 de dezembro foi a data estabelecida para ser oficialmente comemorada a sua emancipação.
Data considerada feriado oficial no Paraná, mas que em 2021 caiu no domingo.

O emancipado estado do Paraná em 1853 atingia grande parte do atual território catarinense.

Após a Guerra do Contestado, a disputa judicial em 1916 foi resolvida com a divisão das terras e o estabelecimento de limites entre Paraná e Santa Catarina.

Com a divisão, decidida pelo Supremo Tribunal Federal, foram criados os municípios de Porto União (então com uma extensão territorial de milhares de quilômetros), Mafra, Joaçaba e Chapecó. Foi então iniciada a criação de dezenas de colônias, que foram fatores básicos para o processo de colonização e também para a criação de dezenas de municípios.

Foi então encerrado o longo processo de definição dos limites dos dois estados, com o Paraná contando agora com 399 municípios e Santa Catarina com 295.

Neste espaço, apenas o objetivo de lembrar que 19 de dezembro é uma data especial para o Estado do Paraná: sua emancipação como Estado em 1853, deixando a condição de Província de São Paulo.

Apesar das consequências incompreensíveis e dolorosas da Guerra do Contestado (após violentos conflitos e milhares de vidas perdidas), que resultou na definição dos limites dos dois estados, Paraná e Santa Catarina são, inegavelmente, duas das 27 unidades que engrandecem a Pátria Brasileira.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.