A instalação do Corpo de Bombeiros de Porto União

5 de setembro de 1969, data do 52º aniversário de Porto União, foi solenemente marcado pela instalação do Corpo de Bombeiros, uma das mais importantes conquistas da administração do saudoso prefeito Victor Buch Filho.


No prédio da Casa da Cultura

Dois anos antes, durante o cinquentenário do município, o prefeito teve do governador Ivo Silveira a garantia de que Porto União teria a sua Unidade do Corpo de Bombeiros, o que se consolidou em setembro de 1969.

A Unidade foi provisoriamente instalada no histórico prédio da Casa da Cultura, na rua Frei Rogério, atualmente ocupada pela Secretaria Municipal da Educação.


A inauguração

O evento inaugural, em 5 de setembro de 1969, fez parte da programação comemorativa aos 52 anos de emancipação política e administrativa de Porto União, que dois anos antes, em 1967, realizou os atos memoráveis dos 50 anos depois que deixou de ser território paranaense em 16 de outubro de 1916, passando a ser oficialmente município catarinense em 5 de setembro de 1917.

Na foto, no ato inauguratório, o prefeito Victor Buch Filho, o vereador João Nitto Gaspari (presidente da Câmara Municipal), o primeiro comandante da unidade, o pelotão e os primeiros equipamentos.


Prefeitos de Porto União e União da Vitória desatam a fita

A concretização da inauguração foi com o desatamento da fita simbólica pelos prefeitos Victor Buch Filho (Porto União) e Tancredo Benghi (União da Vitória).

Durante décadas, a Unidade do Corpo de Bombeiros de Porto União passou a atender normalmente todas as necessidades de União da Vitória e até de outros municípios do Vale do Iguaçu, sendo fortalecido em sua estrutura através da criação do Funrebom, até a instalação já no século 21 da Unidade do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, mas que atua em situações extraordinárias junto com a de Porto União.


A inauguração do quartel na Av. João Pessoa

Instalada do prédio da Casa da Cultura, que passou por adaptações para atender a Unidade, o prefeito Victor Buch Filho, com o apoio do Governo do Estado, tomou todas as providências para a construção do necessário quartel, iniciando a obra.

Mas estava no final do seu mandato, ficando a cargo de seu sucessor Alexandre Passos Puzyna a conclusão e a inauguração do prédio, que com o passar dos anos foi sendo ampliado, em condições de abrigar equipamentos, viaturas especiais e ambulâncias.

A foto é o registro oficial da inauguração do quartel na Avenida João Pessoa, em ato que contou com a presença do prefeito Alexandre Passos Puzyna; do vice-prefeito Ilário Sander; do vice-prefeito de União da Vitória, Hilário Clivatti; do comandante da Unidade; Ênio Geraldo Nogara; e do pelotão e equipamentos da Unidade.


A Unidade do Corpo de Bombeiros de União da Vitória

Em uma de nossas próximas colunas Uma Visita ao Passado vamos lembrar fatos ocorridos em União da Vitória com relação à instalação do Corpo de Bombeiros do Paraná na cidade, inclusive sobre o prédio que abriga a atual Unidade.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.