Associação Profeta Daniel: um projeto social importante que completou 20 anos

Os 20 anos da Associação Profeta Daniel podem estar anos distantes dos eventos que temos destacado até agora nesta coluna ‘Uma Visita ao Passado’, apesar de já ter sido registrado pelos veículos do Grupo Verde Vale de Comunicação, tamanha relevância social.


Grupo de senhoras que ajudou na concretização da obra

(Acervo Ivo Dolinski)

Já se passaram duas décadas do século 21 que pela sensibilidade humana e cristã de um grupo de mulheres de nossa comunidade, liderado pela senhora Tânia Benghi Forte, surgiu a iniciativa de se construir uma obra, inicialmente destinada a atender mulheres necessitadas de reabilitação, principalmente de problemas químicos – alcoólatras e outros problemas.


A obra da instituição em construção

(Acervo Ivo Dolinski)

Esposa do então vice-prefeito Domingos Forte Filho, a senhora Tânia, além do valioso apoio de dezenas de amigas (foto axima) e de empresas, viu a obra ser edificada em ritmo célere.


O salário do vice-prefeito foi para a obra

Eleito vice-prefeito em 2000, Domingos Forte Filho dispensou a representação (salário) que teria direito por lei após sua posse. Mas, para que isso fosse possível, seria necessário mudar toda a legislação em vigor, envolvendo a estrutura administrativa do Executivo e até do Legislativo.

Foi então que o vice-prefeito decidiu que todos os valores a que tinha direito por lei seriam, através de procuração, repassados para a Fundação Profeta Daniel. Foi, sem a menor dúvida, uma ajuda valiosa para a conclusão da obra e sua manutenção durante um bom tempo, já que os valores dos proventos do vice eram depositados em uma conta-poupança, gerando rendimentos.


A obra concluída

(Acervo Ivo Dolinski)

Anos após ter sido inaugurada, a instituição Profeta Daniel passou a cumprir as finalidades para as quais, inicialmente, foi implantada.


A 1ª Igreja Batista assumiu

Associação Profeta Daniel continua, agora como O Lar da Vovózinhas, mas atualmente sob a responsabilidade da 1ª Igreja Batista de União da Vitória, presidida pelo pastor Daniel Fábio Alves e administrada pelo senhor Antônio Edison da Silva.

No Lar das Vovózinhas da Associação Profeta Daniel estão, com segurança absoluta, 24 senhoras de idade e até algumas com sérios problemas de saúde.


O registro solene e comemorativo dos 20 anos

(Ronaldo Mochnacz)

A comemoração dos 20 anos de fundação da instituição (que o autor do texto acompanhou desde os primeiros dias até à sua conclusão, com o privilégio de ter coordenado o ato inaugural), foi realizada na sexta-feira, 22, no salão da 1ª Igreja Batista, com justa homenagem prestada (foto) à senhora Tânia Benghi Forte.

Foram, também, lembrados os nomes de outros colaboradores, inclusive do casal Maria e Moacir, pela dedicação durante vários anos à instituição.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.