Warning: mysqli_real_connect(): (HY000/1129): Host '172.30.0.88' is blocked because of many connection errors; unblock with 'mysqladmin flush-hosts' in /var/app/current/www.vvale.com.br/wp-content/db.php on line 1272 O feliz aniversário dos 114 anos de União da Vitória

O feliz aniversário dos 114 anos de União da Vitória

Eleito no pleito de 2000, o prefeito Hussein Bakri, que atualmente, na condição de deputado estadual, exerce a função de líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa do Paraná, com o apoio de uma excelente equipe, não envidou esforços para desenvolver ações em todos os setores da administração municipal, mas com enfoque às atividades que visavam o envolvimento da população, entre os quais o projeto Prefeito com o Povo.


27 de março – O aniversário do Município

O aniversário era marcado – nas duas gestões de Hussein – 2001/2009 – num clima realmente festivo (com um bolo), com extensão dos anos de fundação do município, de União da Vitória, oficializado em 27 de março de 1890, com o seu território até 1916 abrangendo ainda os atuais municípios de Porto UniãoIrineópolis, Matos Costa e Calmon. A abrangência desses municípios catarinenses em território do Paraná, até 1916, será assunto para próxima coluna.


Um bolo de 114 metros

(Arquivo Ivo Dolinski)

Inesquecível para as quase 20 mil pessoas (de União da Vitória e também de Porto União, pois para a população tanto faz se o aniversário é do município paranaense ou do catarinense), foi a distribuição do delicioso bolo de 114 metros, confeccionado na Escola Oficina pela Secretaria Social, que tinha como titular a senhora Sandra Bogus.

O prefeito, sua esposa Rosane Bakri, ao lado do gerente da agência do Banco do BrasilMoacir Roberto Ponsin (o BB patrocinou o bolo), lideraram, com o apoio de centenas de voluntários, a distribuição do bolo.


Porto União fez o mesmo

Sucessores do prefeito Hussein Bakri, durante anos, nas datas de aniversários, encerravam a programação alusiva à efeméride com um bolo, sempre na Praça Coronel Amazonas, com a extensão dos anos da criação do município.

Porto União, que comemora seu aniversário no dia 05 de setembro, seguiu o exemplo de União da Vitória e (não sei por quantos anos) encerrava suas atividades alusivas ao aniversário do município também com um bolo na Praça Hercílio Luz.

E, como em União da Vitória, a presença de paranaenses de União da Vitória.


A pandemia impediu

Na marcante passagem dos 130 anos de União da Vitória, na gestão Santin Roveda/Bachir Abbas, o surgimento da perversa pandemia da Covid-19, em março de 2020, a programação alusiva a data, provavelmente teria um bolo de 130 metros, frustrando a louvável iniciativa da primeira gestão do prefeito Hussein Bakri.


Em março de 2022, os 132 anos de União da Vitória

Com a pandemia da Covid-19 começando a acalmar, a expectativa é que os 132 anos de União da Vitória, em 27 de março próximo, possam ser marcados com eventos importantes. Mas, talvez, ainda, para nossa tristeza, a variante denominada Ômicron, que está afetando centenas de pessoas de União da Vitória e Porto União, apesar do número de óbitos ter diminuído significativamente, nos obrigue a viver o terceiro ano sem comemorar o 132º aniversário de um dos mais importantes municípios da história do Paraná – União da Vitória.

Mas a esperança é que até março a normalidade volte às nossas vidas e que, mesmo sem o histórico bolo, na nova Praça Coronel Amazonas, sejam realizados pelo menos atos cívicos, artísticos e culturais, evidentemente de conformidade com as regras de proteção.

0 COMENTÁRIOS

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.

Ao prosseguir você concorda com nossos termos de uso.