
O advogado Cristiano Lobato Flôres foi nomeado nesta quinta-feira (28), em Brasília, para a Presidência Executiva da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), marcando uma mudança histórica na governança da entidade. Desde a fundação, em 1962, a ABERT nunca havia adotado o modelo de liderança por um executivo, substituindo o tradicional presidente representante de uma emissora.
Lobato Flôres, que atuava como diretor geral da ABERT desde 2018, após cinco anos na direção da área jurídica, assume a nova função com poderes para representar e gerir a associação.
Roberto Cervo Melão, que ocupou a vice-presidência no último período (2020-2025), passa a presidir o Conselho Superior, formado pelas câmaras de Rádio e Televisão, tendo como vice-presidente o conselheiro Vicente Jorge.
A transição foi conduzida pelo ex-presidente Flávio Lara Resende, que agora integra o Comitê Executivo Institucional, ao lado de Lobato Flôres, Roberto Melão e os conselheiros Paulo Tonet Camargo, Fernando Fischer e Caique Agustini, diretor do Grupo Verde Vale de Comunicação.

Nova estrutura de governança
-
Conselho Superior: mantém-se como órgão máximo, com 48 membros e funções deliberativas estratégicas.
-
Comitê Executivo Institucional: criado para agilizar decisões, definir a estratégia institucional e acompanhar a gestão, reunindo quatro conselheiros, o presidente-executivo e o presidente do Conselho Superior.
-
Presidente-executivo: função inédita, responsável pela gestão e representação da ABERT, com poderes executivos.
Em seu discurso de posse, Lobato Flôres ressaltou a continuidade de projetos de inovação e competitividade na radiodifusão, além do fortalecimento de parcerias com entidades do setor.
“Os desafios do nosso setor tornaram-se mais complexos. Para permanecermos relevantes e fiéis ao que já conquistamos, ampliaremos a visão empresarial da ABERT, focando na excelência e nos resultados, sempre pautados pela ética e transparência. O diálogo permanente será incentivado como um processo de construção coletiva”, afirmou.
Natural de Porto Alegre (RS), Cristiano Lobato Flôres é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal). Foi gerente jurídico do Grupo RBS entre 2010 e 2013, antes de assumir a Diretoria de Assuntos Legais e Institucionais da ABERT.
O executivo também integra diversos conselhos e comitês, como o CONAR, CENP, GIRED, Gaispi, Fórum Nacional do Poder Judiciário e Liberdade de Imprensa do CNJ, Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) e Comitê Gestor da Internet (CGI.br).