Há dois anos, CBN estreava no Vale do Iguaçu

Emissora celebra aniversário e mantém princípios editoriais do Grupo Verde Vale de Comunicação

·
Atualizado há 5 anos

Emissora estreou no dia 4 de setembro de 2017 (Fotos: Mariana Honesko).
Emissora estreou no dia 4 de setembro de 2017 (Fotos: Mariana Honesko).

A comunicação regional ganhou uma nova protagonista no dia 4 de setembro de 2017, nascia a CBN Vale do Iguaçu FM 106.5. A emissora integra o Grupo Verde Vale do Comunicação, e comemora a chegada de seus dois anos, em expansão.

O começo….

A CBN Vale do Iguaçu chegou durante o processo de migração das emissoras de rádio da frequência AM (Amplitude Modulada) para o FM (Frequência modulada) (veja o quadro abaixo).

Com isso, entrou em cena o desafio de substituir a consolidada rádio Difusora União AM, emissora com mais de 70 anos de história, e uma das mais antigas do Estado do Paraná, por outra totalmente diferente, mais segmentada e no estilo All News.

No começo a novidade na programação, exclusivamente voltada a notícias, entrevistas, e transmissões esportivas, foi uma surpresa para a região. Afinal, na época da Rádio União era comum, os contatos pelo telefone ou pelas redes sociais do público querendo saber o resumo das novelas, o horóscopo do dia, ou apenas escutar a sua música preferida.

Mas, com o passar do tempo, a aceitação do público foi acontecendo. O incremento de colunistas, reforço na programação local, a cobertura de grandes eventos, faz da CBN Vale do Iguaçu uma marca cada vez mais próxima da população.

A equipe, já participou de eventos regionais. São Mateus do Sul, Bituruna, Paula Freitas, Porto União, já foram visitados. A ideia é fortalecer ainda mais a marca CBN.

A programação

aniversario-cbn-vale2

Desde seu início, a CBN Vale do Iguaçu produz conteúdo local em dois horários reservados para as afiliadas da rede CBN, que fica em São Paulo. A opção contraria regiões maiores que optaram em apenas produzir um espaço local.

A jornalista Jaqueline Castaldon foi a responsável em levar ao ar a primeira edição do CBN Manhã de Notícias. Na época, o programa começava às 9 horas e seguia até ao meio-dia.

No mesmo dia, outra atração estreava, a CBN Tarde de Notícias, sob o comando da jornalista Wannessa Stenzel, que até hoje apresenta o informativo das 14 horas às 16h30.

Na sequência espaço para o esporte. Sempre a partir das 16h35 o Giro CBN Esporte com o jornalista Ricardo Silveira, e Dudu Guerreiro, com os principais destaques locais, nacionais e internacionais até às 17 horas.

Com o passar do tempo a programação da CBN Vale do Iguaçu foi ganhando corpo. Profissionais das mais diversas áreas, passaram a integrar o time de colunistas da emissora. Gestão de pessoas, alimentação saudável, saúde, economia, sustentabilidade, aventura, são alguns dos temas presentes na programação.

Fizeram parte dessa história, profissionais que já nos deixaram. O aventureiro Eliéser Lourenzetti, assinava o CBN Aventura, onde compartilhava com os ouvintes suas jornadas de ciclismo, escalada, e outros esportes radicais. E foi justamente em uma dessas aventuras, que Elieser sofreu um acidente em Florianópolis e faleceu.

O jornalista Jair Nunes, responsável pela coluna de segurança pública, além da participação em outras matérias, faleceu em 28 de junho deste ano, em decorrências de problemas de saúde.

Em 2019, a programação da CBN Vale do Iguaçu foi repaginada. Novos colunistas ingressaram e o CBN Manhã de Notícias, passou a entrar no ar às 10 horas com a apresentação de Ricardo Silveira.

Jaqueline Castaldon passou para as reportagens, acompanhando os principais eventos de toda a região, além de deixar o ouvinte atualizado das condições do trânsito no Vale do Iguaçu. “Sempre é muito bom e importante para situações pioneiras. A responsabilidade é grande, pelo peso que a marca CBN tem. O caminho está apenas começando e estamos preparados para levar a informação de uma maneira diferente”, disse.

O CBN Tarde de Notícias com Wannessa Stenzel, ganhou um tom mais leve, com uma série de entrevistas com os mais variados assuntos. “Comemorar dois anos de CBN é comemorar um avanço na área da comunicação local. Que venham muitos e muitos anos”, destacou a jornalista.

Grandes coberturas

Nesses dois anos, o ouvinte da CBN Vale do Iguaçu acompanhou grandes acontecimentos. A principal competição de futebol do planeta, a Copa do Mundo da Rússia em 2018, teve destaque na programação.

O título da Seleção Brasileira não veio, mas, o ouvinte pôde acompanhar os principais jogos, com uma das premiadas equipes esportivas do rádio brasileiro. Oscar Ulisses, Luiz Penido, Eraldo Leito, Mario Marro foram alguns dos profissionais que levaram a emoção da Copa.

As eleições de 2018 também foram destaque na programação. Entrevistas, análises dos mais conceituados cientistas políticos do país, deixaram os ouvintes por dentro do que estava acontecendo na disputa pelo Palácio do Planalto, em Brasília, e nos Governos Estaduais.

Futebol na CBN Vale do Iguaçu

As transmissões esportivas que marcaram a história da rádio União, chegaram à CBN Vale do Iguaçu em 2019. O dia 18 de agosto entrou para a história com a transmissão do jogo entre Iguaçu e Portuguesa Londrinense.

A equipe de esportes com Ricardo Silveira, Celso Lazzarini, Beto Reolon e Cristiano Silva, esteve em Irati e transmitiu o confronto que terminou com vitória do Iguaçu por 1 a 0.

Também integram a equipe Dudu Guerreiro e Valdir Gehlen que participam das próximas transmissões esportivas.

Novos desafios estão por vir

A cada ano, a CBN Vale do Iguaçu busca inovação, mas sempre mantendo o compromisso com a informação de qualidade.

“O Vale do Iguaçu foi forjado pelo pioneirismo e quando a oportunidade apareceu de trazer e fazer parte da rede CBN, fomos imbuídos deste espírito. Aceitando inclusive o alto custo de no caminho, abrir mão de outra programação pioneira. Passados dois anos, estamos muito felizes com a aceitação da audiência, porém o trabalho continua apenas no início. Muitos novos colunistas e repórteres ainda devem se integrar a equipe da CBN vale do Iguaçu”, diz Caique Agustini, diretor executivo do Grupo Verde Vale de Comunicação.

Quem venham novas histórias!