Morre Franklin Silva, pioneiro da comunicação em Maringá

·
Atualizado há 4 anos

Foto: Heitor Marcon
Foto: Heitor Marcon

Morreu na manhã deste domingo, 13, no Hospital Paraná, em Maringá, o advogado, jornalista, colunista social e empresário da comunicação Franklin Vieira da Silva, aos 78 anos.

Silva estava internado desde 16 de agosto, quando deu entrada no hospital para fazer uma cirurgia. No dia seguinte, pela manhã, ele passou pela cirurgia para retirada do intestino grosso.

Neste domingo, ainda internado, o empresário sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 10h e morreu. A informação foi confirmada pela família.

Ele enfrentava um câncer no intestino e a cirurgia era para eliminar dois tumores que estavam no intestino grosso.

Franklin Silva deixa a esposa Patrícia Rodrigues Vieira da Silva, quatro filhos e três netos. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Franklin Silva fez história na comunicação em Maringá

Franklin Silva era um dos mais antigos pioneiros da comunicação em Maringá. Chegou na cidade em dezembro de 1954 e se tornou repórter da Rádio Cultura. Sua história no jornalismo começou com uma cobertura exclusiva do primeiro acidente aéreo de Maringá, em maio de 1957.

Na época, a esquadrilha da fumaça fazia uma apresentação na região da Praça Raposo Tavares quando um dos aviões caiu perto da ferrovia. O piloto morreu na hora e Franklin Silva, na época, tinha apenas 15 anos, e noticiou a informação ao vivo na rádio.

Franklin Vieira da Silva era o mais antigo colunista social do Norte e Noroeste do Paraná e se tornou uma referência na comunicação justamente por conta de seu trabalho como colunista.

A coluna Frank Silva fez história narrando os bastidores da política, economia e sociedade desde 1960. Na década de 1970, com o nascimento do jornal O Diário do Norte do Paraná, Frank Silva foi contratado para trabalhar no jornal e, depois de alguns anos de trabalho, se tornou sócio e proprietário de O Diário, que fez história também relatando as principais notícias de Maringá durante 45 anos.

Em 15 de abril de 2019, após mais de quatro décadas de história, o jornal O Diário do Norte do Paraná teve sua falência decretada por dificuldades financeiras. Desde então, Franklin se dedicava à família e escrevia para sua coluna social no Jornal do Povo e no site Frank News.

Reportagem Portal GMConline

A Associação dos Diários do Interior do Paraná – ADI divulgou uma nota de pesas pelo falecimento do comunicador Franklin Silva,

É com grande pesar que a ADI-PR , Associação dos Jornais diários do interior do Paraná, comunica o falecimento do seu sócio fundador – o Jornalista e empresário , Franklin Silva, ocorrido nesta manhã do dia 13 de setembro de 2020. Deixa a mulher, quatro filhos e três netos. Frank como era conhecido pelos amigos , estava com 78 anos e havia passado por uma cirurgia para remover um câncer do intestino grosso. Ainda internado, veio a falecer devido a uma parada cardiorespiratória. Membro atuante , sempre a frente do seu tempo , foi pioneiro da imprensa Maringaense. Sua trajetória de vida é marcada pela incansável dedicação aos meios de comunicação. Foi presidente da ADI-PR , do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revista do Paraná e do grupo O Diário.