Impacto da Covid-19: empresas paranaenses perdem menos

Dados foram divulgados pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas

·
Atualizado há 4 anos

(Foto: reprodução).
(Foto: reprodução).

A 7ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada entre os dias 27 e 31 de agosto, mostra que as empresas paranaenses registram menores índices em relação às perdas de faturamento, desde o início da pandemia.

A pesquisa contou com a participação de 607 empresários do Paraná e 7.586 pessoas dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

Para tanto, os números têm evidenciado uma retomada gradual e são os melhores desde que a pandemia começou, em março. Ao todo, 79% das micro e pequenas já estão funcionando, sendo que 61% do total estão operando com mudanças por conta da crise. Ao todo, 65% delas estão vendendo pelas redes sociais e 13% do total passaram a fazer isso durante a crise. Os pequenos negócios também buscaram expandir com vendas online, delivery, entre outras estratégias.

A pesquisa identificou ainda uma queda pelo terceiro mês consecutivo de empresas que apresentaram diminuição das receitas. Os prejuízos que chegaram a atingir 90,2% dos pequenos negócios em abril chegaram, em agosto, a 76% delas. Isso representou que mais negócios tiveram aumento no faturamento (7%) ou resultados estáveis (14%) em relação a um mês sem efeitos da pandemia.

A perda média de receitas das empresas também foi a menor dos últimos cinco meses. Entre as empresas que tiveram prejuízos, a queda foi de 64,6% em abril em comparação a um mês normal, enquanto o número foi de 56% em agosto. Já a variação total nesse mês ficou em -41%. Os números mostram uma recuperação gradual por parte das micro e pequenas empresas paranaenses ao longo do período.