Prefeitura de Bituruna apresenta versão sobre possível desperdício de vacinas

Desencontro de informações causou situação que pode ter inutilizado 100 doses de imunizante

·
Atualizado há 3 anos

O prefeito de Bituruna, Rodrigo Rossoni, e o Secretário de Saúde, Josmar Guizs, prestaram esclarecimentos sobre a possível frustração de 100 doses da vacina Coronavac, utilizada na imunização contra a Covid-19.

Segundo Guizs, os fatos ocorreram em 26 de fevereiro, dia em que a equipe de Vigilância Epidemiológica de Bituruna participou de uma reunião de capacitação na 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, com previsão para durar o dia inteiro. Sabendo da disponibilidade de doses da vacina destinadas ao município, os participantes da capacitação levaram consigo uma caixa térmica específica para o acondicionamento do produto, para que, após a reunião, levassem as vacinas para Bituruna.

Contudo, por volta das 14h do mesmo dia, ainda segundo Guizs, um motorista da prefeitura de Bituruna foi até a 6ª Regional para efetuar a entrega de coletas de exame de Covid-19 realizadas no município. “Neste momento, de certa forma despreparado, um funcionário da 6ª Regional de Saúde mandou as doses da vacina para o nosso motorista dentro de uma caixa de isopor, dessas que vendem picolé.”, completa o Secretário de Saúde. Segundo Guizs, esse tipo de caixa não é mais utilizado pelo município, pois não permite que seja controlada a temperatura das vacinas.

Guizs relata, ainda, que sem saber que estava transportando as vacinas, o motorista deixou a caixa na recepção do hospital de Bituruna, seguindo uma rotina, visto que é comum que o município receba diariamente este tipo de caixa, porém, armazenando outros produtos. “O nosso motorista foi lá (na 6ª Regional de Saúde) para fazer a entrega das coletas dos exames de Covid, e não para buscar as vacinas. Já estava acertado que uma funcionária da 6ª Regional iria preparar as vacinas em uma caixa certa de Bituruna e nos mandar às cinco horas da tarde. Quando isso ocorreu, nossa funcionária responsável pela epidemiologia ao perceber que a caixa estava vazia, entrou em contato com a funcionária com a 6ª Regional, a qual não sabia do erro que haviam cometido”, explica.

No momento, as 100 doses estão armazenadas em um local refrigerado, aguardando o resultado do teste realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que irá determinar se as mesmas ainda podem ser utilizadas. “Se houver descarte, iremos punir com rigor essas pessoas que podem ter falhado aqui no município de Bituruna, porém, vamos exigir também a devida punição no estado, na 6ª Regional”, comenta Rossoni.

Atualmente, Bituruna possui 40 doses do imunizante, que foram recebidas na sexta-feira, 12. Estas estão sendo utilizadas para vacinar idosos com idade entre 80 e 84 anos. Segundo Guizs, de acordo com contas realizadas pelo município, são necessárias cerca de 30 mil doses para vacinar todos os munícipes, excluindo crianças e gestantes.