Casal que viaja o mundo narra preocupação com coronavírus

Os moradores do Vale do Iguaçu deram uma pausa no roteiro e aplicaram o distanciamento social como medidas para evitar o contágio da Covid-19

O jovem casal Camila Midori Nielsen Yabu e Jiuliano Eduardo Portella deixaram seus empregos no Vale do Iguaçu para uma viagem de moto, descendo para o Ushuaia e subindo ao Alaska. Uma aventura não é mesmo? Serão mais de 20 países e aproximadamente 80 mil quilômetros.

Mas, nem tudo são flores … 

O casal afirma preocupação com a pandemia mundial diante do novo coronavírus. Comentaram que, neste momento, estão passando por países onde ainda não há tanto risco de contaminação, conforme informado pelas autoridades de saúde, e que não estão em pânico, porém estão cautelosos.2020-casal1

Nesta quarta-feira, 25, a dupla está em Dallas, nos Estados Unidos.

“Estamos nos cuidando sim! O custo com os cuidados médicos fora do Brasil é alto. As ruas aqui dos Estados Unidos estão bem vazias”, explica Camila.

O casal é bem tratado por onde passa.

“Outro casal com quem conversamos, que viaja de moto também, estiveram na Colômbia e disseram que lá foram mal tratados e encontraram dificuldades em alugar um apartamento. Do contrário, nós fomos muito bem tratados. Acredito que é a preocupação com os turistas em razão do coronavírus”, diz.

O novo coronavírus tem preocupado diversos países nos últimos dois meses. O primeiro caso no Brasil foi diagnosticado em março, deste ano, em São Paulo, em uma pessoa que estava na Itália.

“Então, quando começaram as informações sobre o coronavírus estávamos com o trabalho voluntário na cidade do México. Foi então que passamos a buscar informações sobre o assunto e soubemos sobre os casos na China. Ficamos, assim, sem acreditar. Ao chegar nos Estados Unidos tudo mudou. Vimos as fronteiras fechando, as pessoas comprando desenfreadamente e muitos sem sair para as ruas”, lembra Camila – que explica que neste período, já estavam como voluntários em uma casa americana.

E a família brasileira?

Camila é a porta voz da dupla.

“Nossas famílias queriam que voltássemos imediatamente, em razão do coronavírus e ficássemos em isolamento social. Agora que piorou a situação da doença é complicado voltarmos, por mais que queríamos.Estamos muitos preocupados com eles também aí em União da Vitória e Porto União”.


Há um ano fora do Brasil …

Nem precisa afirmar que Camila e Jiuliano são aventureiros, não é mesmo?

2020-casal2

Eles pediram demissão de seus respectivos empregos – ela de uma academia em União da Vitória e ele da agência dos correios em Porto União, e deixaram os cargos em janeiro do ano passado. A viagem começou no dia 7 de janeiro, em Ushuaia, cidade turística na Argentina.

O sonho do casal sempre foi o de viajar pelo mundo. Não demorou muito para que o desejo se tornasse realidade. Planejaram cada detalhe da viagem , durante meses e decidiram fazê-la. O planejamento envolveu a economia, criação de uma planilha com os gastos previstos e cronogramas, além de um mapa múndi com os destinos escolhidos.

“Acompanhados diariamente muitas fontes que são confiáveis sobre o assunto”, disse a jovem.

Voluntariado

Grande parte da viagem aproveita passeios e estadia de graça, seja em hotel, hostel ou em camping.

“Ajudamos em forma de voluntariado por onde passamos”.

O casal utiliza o COUCHSURFING, site que permite encontrar casas de família para se hospedar sem precisar pagar estadia.


 

O que eles pretendem

Se tudo der certo, houver possibilidade de acesso e quando amenizar a situação do novo coronavírus o casal pretende rodar pela famosa Rota 66.


** Coronavírus

Vem de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente da doença foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após casos registrados na China. Por isso, provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19).

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta