Colégio produz álcool gel e doa para entidades

Foram produzidos cerca de 74 litros

·
Atualizado há 4 anos

20201903-alcool-gel-saomateus
(Foto: Arquivo Pessoal)

O curso técnico de química do Colégio Estadual São Mateus (CESM) aumentou a produção de álcool gel – fabricado pelos professores e alunos, em projeto realizado no colégio. O objetivo é fazer com que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula e também colaborem para a higiene do ambiente escolar e da comunidade.

Marcia Fabiane Azevedo Santos, professora de química e responsável pela orientação do projeto, explica que com a intensificação dos cuidados de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) a produção foi redobrada.

“Muitas pessoas estão nos procurando, querendo saber se estamos vendendo álcool gel, mas estamos produzindo para suprir os cuidados dentro da instituição e doando para outras entidades do município”, diz.

Foram produzidos cerca de 74 litros, que serão destinados para locais públicos como Hospital, Bombeiros, Polícia, Igrejas e Fórum.

Na produção são utilizados reagentes como etanol, água destilada, carbopol, trietanolamina, glicerina, essência e corante.

“É necessário toda a técnica na hora de manusear esses produtos químicos”, reforça.

De acordo com Telma Staniszewski, diretora da instituição, uma equipe do batalhão de Polícia de Curitiba entrou em contato com a instituição para a produção do álcool gel.

“Eles trarão todos os reagentes para os nossos professores realizarem a produção.”

Receitas caseiras 

Com o aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil, está circulando vídeos e receitas pelas redes sociais da produção caseira de álcool gel, com a utilização de amido, gelatina e gel para cabelo. A profissional explica que esses métodos não são eficazes.

“Não criem fórmulas sem embasamento técnico. Se você não encontrar álcool gel, a higienização das mãos com água e sabão ainda é uma das alternativas mais eficazes”, destaca.