“Contraí esse inferno de Covid; são os piores sintomas que tive na vida”

Por trás dos números, Alessandra Valério, de União da Vitória, relata momentos de angústia e dor intensa durante o tratamento da Covid-19

·
Atualizado há 4 anos

Sem metáforas ou pseudônimos, Alessandra Valério acordou neste domingo, 24, com um propósito: alertar a comunidade do Vale do Iguaçu e região sobre o novo coronavírus. Alessandra relata como vem sendo a sua rotina após testar positivo para a Covid-19.
2020-Alessandra-Valério1

A professora está internada na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) em União da Vitória, ainda sem previsão de alta. A mãe de Alessandra também foi diagnosticada com a doença, porém com sintomas mais leves, não necessitou de internação.

De repente, segundo ela, um novo coronavírus mudou a rotina do planeta, inclusive a dela.  

“São onze dias dos piores sintomas que tive na vida”, afirma.

Sem histórico diabetes, pressão alta e colesterol, a professora conta que sua saúde sempre foi boa. Conta que desde o anúncio dos primeiros casos da Covid-19 e os inúmeros pedidos sobre manter o distanciamento social, sua rotina foi alterada e que respeitou o que preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Porém necessitei sair por alguns dias, cito farmácias, supermercados, sacolão e bancos”, diz.

Entristecida com a situação, Alessandra não poupa palavras e diz:

“Contraí esse inferno de Covid-19.  Estou internada, no oxigênio, com 80% dos pulmões comprometidos”, desabafa. 

Com a expansão da pandemia, os sintomas como dificuldade para respirar, febre e cansaço são repetidos diariamente, dominando as redes sociais, a televisão e as rodas de conversas dos brasileiros.

“Pessoal, eu comemoro quando vou ao banheiro e volto sem cair a saturação (oxigênio no sangue) e sem quase morrer sufocada ou desmaiar no caminho”. 


Esperança

Alessandra não perde a esperança e agradece o apoio dos amigos.

“Sou muito privilegiada, pois conto com uma rede de amigos muito especiais e que estão me ajudando de uma forma muito comovente e linda! Eterna gratidão. 


Boletim

A Secretaria de Saúde de União da Vitória confirmou neste domingo, 24, que a cidade conta com oito pacientes recuperados; outros cinco seguem o processo de recuperação e recebem o acompanhamento das equipes de saúde.

2020-boletim


Combater notícias falsas

Com mestrado e doutorado em Linguagem e Sociedade, entre as bandeiras de trabalho, Alessandra tem como premissa combater as notícias falsas. Em 2018/2019, o tema foi repercutido por ela em um ciclo de palestras em União da Vitória. Inclusive, na CBN Vale do Iguaçu – 106.5, concedeu entrevistas sobre como a educação pode combater as notícias falsas; qual é a idade ideal para começar a falar sobre notícias falsas e quais as dicas para identificar notícias falsas.

2020-Alessandra-Valério
Participou do Programa CBN Tarde de Notícias em 2018.