“Demanda só cresce”, diz governador de SC sobre falta de leitos de UTI

Carlos Moisés (PSL) anunciou um decreto que prevê o fechamento dos serviços não essenciais

·
Atualizado há 3 anos

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), disse nesta sexta-feira (26) que aumentou a demanda por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para tratar pacientes com o novo coronavírus no estado e o cenário é “extremamente grave”. Em um comunicado publicado em uma rede social durante a madrugada, o chefe do Executivo afirmou que novos leitos estão sendo abertos para tentar dar conta da demanda.

Carlos-Moises-Vvale-reproducao

“Só nos últimos dias, abrimos mais de 160 leitos de UTI. Mas a demanda só cresce. Logo depois de abertos, todos são rapidamente ocupados. O novo quadro que se apresenta é extremamente grave não só em Santa Catarina, mas em praticamente em todos os estados brasileiros. Por isso é fundamental que tomemos medidas ainda mais duras, pois a vida dos catarinenses não tem preço”, disse.

Na noite de quinta-feira, 25, antes de publicar o vídeo, Moisés anunciou um decreto que prevê o fechamento dos serviços não essenciais entre 23h desta sexta até 6h de segunda (1º). A medida também se repetirá no outro fim de semana, entre 23h de 5 de março e 6h de 8 de março.

O decreto foi anunciado será publicado no Diário Oficial desta sexta. Segundo o governador, “as medidas foram debatidas com prefeitos, parlamentares e autoridades em saúde”.

hospital-regional-sao-paulo-hrsp-
30

“Este é um momento sem igual na história, um momento que pede força, sacrifício e, principalmente, a união de todos”, afirmou Moisés.

Santa Catarina enfrenta lotação em diversos hospitais por causa da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 90,36%, nesta manhã. Nos leitos específicos para adultos, a ocupação chegou a 94,26%.

Na rede privada também há lotação em diferentes unidades. Desde o início da pandemia, o número de pessoas internadas é o maior na rede pública e na privada.


Ao todo, Santa Catarina teve 657.649 pessoas infectadas com o novo coronavírus desde março de 2020. Desse total, 7.165 morreram.