Em visita a SC ministro da saúde garante imunização com 1º dose até setembro

Ministro visitou cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí

·
Atualizado há 3 anos

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a dizer que todos os brasileiros adultos serão vacinados com a primeira dose contra a Covid-19 até setembro. Nesta sexta-feira, 30, ele esteve em Blumenau, no Vale do Itajaí, onde fez a afirmação durante uma conversa com a imprensa. Ele já havia dado a previsão em um pronunciamento em rede nacional.

“No mês de setembro, toda a população adulta brasileira estará vacinada com a primeira dose da vacina. E pelo menos 50% vacinados com a segunda dose”, disse Queiroga.

Ele também afirmou que, até o final do ano, todos os brasileiros adultos estarão imunizados com as duas doses.

“E assim vislumbramos o fim do caráter pandêmico da Covid-19 no nosso país e poderemos viver como vivíamos no passado. Mas, como se diz, nada do que foi será do jeito que já foi um dia”, disse.

A principal preocupação do governo federal é com a chamada síndrome pós-Covid. “Decorre dos agravos da saúde causados pela Covid. Por exemplo, problemas respiratórios. Essa é uma doença que leva a problemas do pulmão, síndromes respiratórias agudas graves, e alguns pacientes ficam intubados e ficam com deficiência respiratória”, disse o ministro.

Ele citou ainda problemas cardiovasculares, neurológicos, renais e relacionados à saúde mental e disse que é preciso preparar o orçamento do ano que vem levando isso em consideração. “Esses problemas se somarão aos problemas que nós temos habitualmente no nosso sistema de saúde”, disse.

A conversa com a imprensa ocorreu no Hospital Santo Antônio. O ministro também visitou o Hospital Santa Isabel e as obras do Centro de Alta Complexibilidade da Renal Vida.

Para o Hospital Santo Antônio, ele assinou a portaria que habilita a unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Também habilitou o Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC Tipo III do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, no Oeste catarinense.

Durante a passagem por Blumenau, Queiroga voltou a reforçar a importância da vacinação no país. Aliás, é através dela que o Ministério da Saúde pretende combater a variante delta do coronavirus, que tem uma taxa de transmissão maior.

Pela manhã, ele esteve na Central de Vacinação do Parque Vila Germânica, onde aplicou uma dose contra a Covid-19 (o ministro é médico) em um paciente.

Covid-19 em SC

Santa Catarina registrou 1.112.332 pessoas infectadas com a Covid-19 desde março de 2020. Desse total, 17.960 morreram. Os números são do boletim desta sexta do governo do estado. A população catarinense é de 7.252.502 de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).