Entenda as diferenças dos termos usados para o isolamento

Na prática, quarentena, distanciamento e o próprio isolamento, são distintos

·
Atualizado há 4 anos

Não tem jeito. Palavras que antes só se via dentro de hospitais ou apenas em filmes, faz parte do cotidiano dos brasileiros. Mas, em época de pandemia, é interessante saber o real significado de cada uma delas, para compreender melhor as informações dos noticiários. Vamos à elas!

ISOLAMENTO

De acordo com matéria sobre o tema na Agência Brasil, o isolamento serve para separar pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão. Neste caso, é utilizado o isolamento em ambiente domiciliar, podendo ser feito em hospitais públicos ou privados. Segundo a norma do Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais. Casos suspeitos que estão sendo investigados também devem ficar em isolamento. Se o exame der negativo, a pessoa é liberada da precaução.


DISTANCIAMENTO SOCIAL

Algo que todos precisam fazer, para reduzir o risco da transmissão.


QUARENTENA

Vale para quem teve contato com alguém que tem o vírus e está no aguardo para ver se apresenta os sintomas. Especificamente para União da Vitória, o médico Ary Carneiro Junior, secretário da Saúde no município, faz ressalvas.

“Dentro do critério do Estado do Paraná, neste estágio da pandemia, a quarentena deve ser de sete dias para todos que tiveram em regiões fora do País, toda pessoa que chegue de viagem e quem teve contato com pessoas do Rio de Janeiro e São Paulo”.